Tela internacional

Tela internacional

Marcos Santuario

Cecília Roth será homenageada na abertura do FestPunta, neste domingo

publicidade

A primeira vez que estive em Punta del Este, no Uruguai, foi no início dos anos 1980. Naquele momento não conhecia a fundo sua potência cultural por trás da imponência turística. De lá para cá o aprofundar desta cultura também se deu a partir das telas de cinema. Um destes exemplos se dá com a abertura, neste domingo, da 25ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este. Novamente o Brasil estará presente, com convidados e também com produções que competem neste que é um dos festivais de cinema mais antigos da América Latina. Estará na competição oficial o longa-metragem brasileiro “Rio do Desejo”, de Sergio Machado, apresentado no final do ano passado na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Com Daniel de Oliveira, Sophie Charlotte e Gabriel Leone no centro da trama, Machado construiu o roteiro inspirado no conto “O Adeus do Comandante”, de Milton Hatoum.

Este ano a abertura do FestPunta será marcada por homenagem especial para a grande atriz argentina Cecilia Roth (foto). Ela, que já foi homenageada no Festival de Cinema de Gramado, apresenta em Punta seu mais recente filme e promete emprestar sua elegância e sua performance artística para encantar no evento. Também ganha exposição especial uma retrospectiva do realizador uruguaio-venezuelano José Ramón Novoa. Em meio a estas homenagens, serão exibidos 48 filmes, sendo 47 longas-metragens e um média metragem, provenientes de lugares como Uruguai, Argentina, Colômbia, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, Venezuela e Brasil, para as competições ibero-americanas. 

Um evento como o Festival Internacional de Punta del Este se caracteriza também, além de promover o encontro de importantes representantes da indústria criativa do audiovisual ibero-americano, por apresentar produções de várias partes do mundo, no Panorama Internacional. Nesta 24ª edição, estarão nas telas do Festival obras da Alemanha, Áustria, Dinamarca, Estados Unidos, França, Finlândia, Itália, Macedônia do Norte, Romênia e Suécia. Normalmente o FestPunta acontece na segunda quinzena de fevereiro, mas foi adiantado neste 2023 por dois motivos: a chegada do Carnaval e a entrega de los 37° Prêmios Goya, na Espanha, dois eventos que deslocam atenções..


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895