Últimas sessões da Assembleia serão pautadas por projetos do governo

Últimas sessões da Assembleia serão pautadas por projetos do governo

Além das propostas já protocoladas, outros 12 textos deverão ser encaminhados

Mauren Xavier, interina

Na próxima semana, deputados devem aprovar Orçamento de 2023

publicidade

Levando em consideração o calendário, com sessões plenárias apenas às terças-feiras, a Assembleia Legislativa terá quatro semanas intensas pela frente até o encerramento no ano. Para organizar a pauta de votações, o governador Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), reuniu-se, na manhã desta terça-feira, com os líderes das bancadas para tratar dos projetos do Executivo, especialmente o Orçamento de 2023, e as demais propostas que tramitam com regime de urgência.

O recesso parlamentar inicia-se no dia 23 de dezembro e não há expectativa para convocação extraordinária. A prioridade é com o Orçamento do Estado, que precisa ser votado na próxima terça-feira e devolvido ao Executivo até o dia seguinte, 30 de novembro. O projeto concentrará, nesta quinta-feira, as atenções da próxima reunião da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, quando devem ser votados o parecer e as emendas.

Após a sessão de terça-feira, estão na pauta sete projetos do Executivo com regime de urgência, entre eles o que trata de compensações ao transporte público metropolitano e de longo prazo. Além disso, há outros 12 textos que deverão ser incluídos na pauta de votações.

Em tempo (1): concluída a segunda fase da transição, a equipe de Eduardo Leite, reeleito, encaminhará à Assembleia Legislativa projeto para reestruturação administrativa. É de praxe que os governos que irão assumir promovam mudanças nas secretarias. O texto deve ser enviado no início de dezembro. Leite antecipou a informação ao presidente da Assembleia, Valdecir Oliveira (PT), no primeiro encontro presencial após a vitória no segundo turno no RS.

Em tempo (2): além dos projetos do Executivo, há outros textos que merecem atenção. O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Alexandre Postal, e o conselheiro Edson Brum, ambos ex-parlamentares, participaram ontem da reunião na Assembleia, quando pediram atenção para dois projetos: o PL 447 2021, que trata do plano de carreira para os servidores efetivos do TCE; e o PL 189 2016, que trata do Ministério Público junto ao TCE. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895