Taline Oppitz

“A educação não é monopólio da pedagogia”, diz futuro secretário de Educação de Porto Alegre

Prefeito de Esteio rebateu críticas e defendeu sua qualificação para assumir a Secretaria Municipal da Educação (Smed) em, talvez, um dos maiores desafios de sua trajetória

Leonardo Pascoal é o primeiro nome a ser anunciado por Melo para o segundo mandato
Leonardo Pascoal é o primeiro nome a ser anunciado por Melo para o segundo mandato Foto : Alex Rocha/PMPA/CP

Anunciado na segunda-feira como futuro secretário de Educação de Porto Alegre, o atual prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal (PL), assumirá em 1º de janeiro de 2025, talvez, um dos maiores desafios de sua trajetória pública.

Pascoal foi o primeiro secretário do próximo mandato a ser confirmado pelo prefeito reeleito Sebastião Melo (MDB). Oficialmente, novos nomes devem ser conhecidos a partir de agora apenas em dezembro. Pascoal foi uma exceção.

Além de prometer que o escolhido para a educação seria o primeiro definido, e visando conter investidas de aliados em torno da vaga, pelo menos mais um motivo levou Melo a agilizar as conversas com Pascoal e sua subsequente confirmação: perdê-lo para algum dos outros convites que já estavam ocorrendo.

Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Pascoal rebateu críticas que já começaram a ser feitas sobre sua qualificação para o cargo. “A educação não é um monopólio da pedagogia, apesar de ser fundamental. Sou um agente político, mas divirjo respeitosamente de quem me rotula apenas como uma indicação política. Tenho também conhecimentos técnicos”, disse.

Além das questões relativas à área, Pascoal terá de enfrentar ainda outros problemas, que tornam a pasta uma das maiores fragilidades da gestão de Melo, como as investigações da Polícia Civil na secretaria devido a casos de corrupção. “Será um desafio gigante, mas construiremos alternativas e soluções a muitas mãos.”

Veja Também

Questionado sobre seus principais focos na secretaria, Pascoal destacou a necessidade da criação de vagas e da universalização do acesso, garantir a permanência dos alunos na escola e ampliar a qualidade do ensino, este último, classificado como o mais desafiador.

Logo após o anúncio feito por Melo, ele e Pascoal participaram de reunião da transição. Pascoal afirmou que, nesta terça-feira, estará presente em mais um encontro do grupo. “Vou conciliar a transição em Porto Alegre, para me integrar de tudo, com a transição da prefeitura de Esteio. Até a posse, em janeiro, vou estar a par de tudo”, disse.