Após 51 dias de campanha eleitoral, o domingo é de protagonismo do eleitor

Após 51 dias de campanha eleitoral, o domingo é de protagonismo do eleitor

O dia é o de exercer o direito da escolha, atrelado à responsabilidade do voto

Taline Oppitz
Eleitores vão às urnas definir os próximos gestores

Eleitores vão às urnas definir os próximos gestores

publicidade

O país vai às urnas neste domingo escolher prefeitos, vices e vereadores que irão integrar as câmaras municipais. São mais de 155,9 milhões de eleitores em 5.569 municípios. O número de cabeças de chapa que disputam às prefeituras é de 15.574 mil. Nos legislativos municipais são 58.444 mil cadeiras, cobiçadas por 431,9 mil candidatos proporcionais.

Depois de 51 dias de campanha, em que candidatos majoritários e proporcionais dominaram os holofotes na busca pelos votos, o protagonismo agora é do eleitor.

Neste domingo, o dia é o de exercer o direito da escolha, atrelado à responsabilidade do voto.

Eleitores devem ir às urnas conscientes de suas decisões em relação aos candidatos majoritários, mas também dos proporcionais, que tradicionalmente acabam recebendo menos atenção de ala do eleitorado, que, não raro, deixa a definição para os instantes finais antes do ingresso na cabine de votação.

No Rio Grande do Sul, as escolhas envolvem o exercício dos mandatos pelos próximos quatro anos em um dos períodos mais difíceis da história do Estado.

Veja Também

Os eleitos terão pela frente desafios bem mais amplos do que os existentes em períodos normais em função dos estragos e das crises deflagradas pelas enchentes de maio.

A coluna deseja aos leitores uma votação tranquila e consciente.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895