Assembleia do RS: ausência da bancada federal gera críticas e desconforto

Assembleia do RS: ausência da bancada federal gera críticas e desconforto

Convidados, nenhum dos deputados federais e senadores gaúchos participou de encontro da Comissão de Finanças do Legislativo

Taline Oppitz

publicidade

A Reforma Tributária, que mais uma vez está sob análise da Câmara dos Deputados, depois de ser aprovada pelo Senado, e que tem gerado polêmica em função de seus impactos, que já levaram 18 estados a elevarem a alíquota básica do ICMS, além de fortes reações de setores contrários à iniciativa, começa a gerar desconforto entre parlamentares estaduais e federais gaúchos.

Nesta quinta-feira, uma reunião ampliada da Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi realizada para debater a reforma, seus impactos, a proposta de aumento da alíquota básica do ICMS no Rio Grande do Sul e ainda as alterações que o Piratini negocia no Regime de Recuperação Fiscal.

O encontro, articulado pelos deputados Miguel Rossetto (PT), Patrícia Alba (MDB) e pelo líder do governo, Frederico Antunes (PP), ocorreu no formato híbrido, para viabilizar uma maior participação. Apesar de terem sido convidados, nenhum dos deputados federais e senadores gaúchos participou do encontro que durou cerca de quatro horas, durante as quais a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, detalhou a situação financeira e fiscal do Rio Grande do Sul e, em boa parte do tempo, respondeu a perguntas de deputados estaduais, de diversas matizes ideológicas, e de entidades como Famurs e Fecomércio.

A ausência em peso da bancada federal gaúcha, que na prática, tem a responsabilidade pelas discussões e votações da reforma no Congresso, foi interpretada como descaso e gerou descontentamento e críticas entre deputados estaduais. “Teremos de nos responsabilizar sozinhos? E os deputados federais e senadores? Agora teremos de assumir um movimento que não é nosso em função de decisões tomadas em Brasília? Teremos de fazer um levante?, disse um deputado estadual, indignado, à coluna.

Relator da reforma receberá gaúchos em Brasília

O relator da reforma tributária na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP), não participou da reunião da Comissão de Finanças da Assembleia, nesta quinta-feira, em função de agenda. Porém, uma articulação entre os deputados federal Covatti Filho e estadual Guilherme Pasin, ambos do PP, resultou em um encontro na próxima semana.

Ribeiro receberá os deputados estaduais e federais gaúchos, em Brasília, na próxima quarta-feira, às 11h. Segundo Pasin, o encontro será para discutir uma possível mudança na reforma tributária. Ele adiantou que todos os deputados, independentemente de partido, serão convidados.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895