Assembleia Legislativa do RS tem extensa pauta de votações

Assembleia Legislativa do RS tem extensa pauta de votações

Quatorze projetos estão aptos para análise na sessão desta terça-feira, como o PPA e adesão ao Cosud

Taline Oppitz

Deputados têm na pauta 14 propostas

publicidade

Após a suspensão das votações em plenário na última semana, esta terça-feira promete ser agitada na Assembleia Legislativa. São 14 projetos aptos à análise sendo que quatro já trancam a pauta.

Entre os textos que dependem de análise dos deputados estão o de autorização do ingresso do Rio Grande do Sul no conselho formado por estados do Sul e Sudeste, o Cosud, conforme antecipado pela coluna. A proposta deve ser aprovada por ampla maioria e com o apoio de bancadas de partidos como o PL, de oposição à direita.

Segundo o líder do PL, deputado Rodrigo Lorenzoni, mesmo na oposição, há o entendimento de que a formação de um bloco para atuação conjunta dos estados do Sul e Sudeste é acertada e auxiliará nas negociações envolvendo as demandas dos gaúchos.

No campo da esquerda, o PT, maior partido de oposição, tomará posição apenas em reunião nesta terça-feira pela manhã. Há, no entanto, de acordo com a deputada Sofia Cavedon, algumas resistências, geradas pela avaliação de que a iniciativa pode ampliar a desigualdade, além de abrir margem para ações como as privatizações, sem aval do Legislativo. O partido inclusive já apresentou emenda à matéria.

Estão ainda na pauta o Plano Plurianual, o projeto da mesa diretora da Casa de criação de uma Comissão de Representação Externa para acompanhar os impactos causados pelas enchentes, e o segundo turno da chamada PEC dos Símbolos. A PEC foi aprovada em primeiro turno, há mais de dois meses, por 38 votos favoráveis e 13 contrários. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895