Começa a eleição mais desafiadora dos últimos tempos

Começa a eleição mais desafiadora dos últimos tempos

Reflexos da sucessão presidencial, que promete ser uma das mais acirradas e bélicas, já contaminam as disputas estaduais

Taline Oppitz

Campanha eleitoral inicia nesta terça-feira, dia 16

publicidade

Nesta terça-feira será dada a largada oficial das eleições deste ano, segundo o calendário da Justiça Eleitoral. Os programas de rádio e TV, e as inserções distribuídas ao longo das programações, terão início no dia 26. Apesar do movimento preventivo e simbólico, representado pelo pacto entre a Justiça Eleitoral e representantes das coligações, em defesa de eleições limpas e pacíficas, infelizmente não é este o cenário que se desenha.

Especialmente em relação à corrida presidencial, que promete ser uma das mais acirradas e bélicas dos últimos tempos. Apesar do esforço de partidos como o MDB, da senadora Simone Tebet, e do PSDB, que deixou de ser protagonista nacionalmente em 2018, atropelado pelo fenômeno Jair Bolsonaro, não há indicativos de espaço para que uma terceira via se estabeleça. A polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT) está cada vez mais forte e mais agressiva. Os reflexos da sucessão presidencial já contaminam as eleições estaduais, majoritárias e proporcionais.

Os riscos da forte polarização preocupam desde já instâncias distintas da área da segurança e podem deixar em segundo plano temas que são prioridade para a população. Pesará na disputa, além dos votos em Bolsonaro e Lula, os votos anti-Bolsonaro e anti-PT. As eleições deste ano prometem ainda, caso não sejam resolvidas no primeiro turno, uma terceira etapa, que se dará após a divulgação do desfecho das urnas, independentemente de qual seja.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895