Decisão do PSB em Porto Alegre depende de aval nacional

Decisão do PSB em Porto Alegre depende de aval nacional

Partido faz convenção neste sábado para votação dos filiados sobre apoio na disputa

Taline Oppitz

publicidade

O mapa eleitoral em Porto Alegre está formado, mas as convenções do PSDB e do PSB, neste fim de semana, ainda prometem desdobramentos, especialmente no caso dos socialistas. O partido deixou para definir na convenção deste sábado, por meio do voto dos filiados, qual rumo tomará na Capital.

Na mesa, o apoio a Juliana Brizola (PDT), defendido pela executiva municipal, ou a Maria do Rosário (PT), caminho indicado pelo comando estadual. A expectativa de dirigentes é a de que o resultado da disputa interna seja parelho, o que deve acirrar ainda mais os ânimos.

Presidente estadual do PSB, Mário Bruck afirmou que o desfecho na convenção é apenas indicativo. “É a Comissão Nacional que tem poder para referendar ou alterar o resultado da convenção e dará a palavra final. E não se trata de intervenção. Está previsto no estatuto. Seguir orientação partidária é sinal de maturidade”, disse Bruck em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

Ele citou ainda as inúmeras alianças entre PSB e PT em todo o país e a “relação umbilical” protagonizada por Lula e Geraldo Alckmin. A decisão da nacional, segundo Bruck, deve ocorrer na segunda-feira.

Em tempo: a convenção do PSDB tem tudo para ser a mais melancólica e sem representação da história do partido por aqui.

Lupi fica no RS para convenções

Presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, que cumpriu agenda no Rio Grande do Sul, na sexta-feira, como ministro da Previdência, aproveitou e ficou no Estado. Lupi irá participar, no fim de semana, como dirigente trabalhista, das convenções do partido em alguns municípios.

Entre eles, em Porto Alegre, no ato que oficializará Juliana Brizola, neste sábado, em Tramandaí, Novo Hamburgo e Osório, onde o presidente estadual, Romildo Bolzan Júnior, será confirmado candidato.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895