Eduardo Leite convoca Conselho de Estado para apresentar novo Plano de Recuperação

Eduardo Leite convoca Conselho de Estado para apresentar novo Plano de Recuperação

Aumento de ICMS também deverá ser discutido com os chefes de poderes do Rio Grande do Sul

Taline Oppitz

publicidade

O governador Eduardo Leite (PSDB) convocou reunião do Conselho de Estado, para terça-feira, às 18h30, no Piratini. Na pauta, a discussão, com base no cenário de arrecadação de ICMS, de um novo Plano de Recuperação, que deve chegar à Assembleia nos próximos dias. A proposta de majoração da alíquota básica do ICMS de 17% para 19,5% está inserida no contexto.

Segundo a convocação enviada aos integrantes do conselho, a reunião servirá para “combinar os fluxos de informações e prazos para fins de protocolo do novo Plano de Recuperação”.

Homologado pelo Planalto em junho de 2022, o Plano de Recuperação Fiscal do Rio Grande do Sul foi colocado em xeque pelo próprio governo gaúcho a partir das mudanças promovidas no cenário do ICMS pelo Congresso. Leite, pessoalmente, e a secretária estadual da Fazenda, Pricilla Santana, já afirmaram, mais de uma vez, de forma categórica, que as regras do plano teriam de ser alteradas.

O Conselho de Estado é integrado por chefes de poderes e órgãos. Criada em abril de 2019, por decreto, a instância tem a prerrogativa de discutir temas polêmicos. Em 2021, por exemplo, o Conselho foi chamado para discutir novas medidas, à época, de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Estarão presentes no encontro desta semana, além de Leite e de Pricilla, o secretário da Casa Civil, Artur Lemos, o líder do governo, Frederico Antunes, a presidente do TJ, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, e os presidentes do TCE, Alexandre Postal, o Procurador-Geral de Justiça, Alexandre Saltz, e o Defensor Público-Geral, Antônio Flavio de Oliveira, além de um representante da presidência da Assembleia Legislativa.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895