Eleições 2022: Desafios dos programas e das redes

Eleições 2022: Desafios dos programas e das redes

Programas eleitorais de rádio e TV começam a ser veiculados no dia 26 deste mês

Taline Oppitz

Com as redes sociais, veiculações representam um desafio cada vez maior para os candidatos

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Os programas eleitorais de rádio e TV começarão a ser veiculados no dia 26 deste mês, mas suas produções já mobilizam partidos e candidatos majoritários e proporcionais. No total, representantes majoritários terão 10 minutos de programação duas vezes ao dia. No Rio Grande do Sul, o tempo oficial de cada uma das coligações, calculado pela Justiça Eleitoral, será divulgado no dia 19 deste mês. Na data, será realizada reunião do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) com representantes das emissoras de rádio e TV, para tratar da distribuição do horário eleitoral.

Considerados decisivos ao longo dos anos, as veiculações representam um desafio cada vez maior. Não apenas em função do alto custo de suas produções, mas também devido ao papel cada vez maior e mais profissional conquistado pelas redes sociais, que deixam as veiculações ainda mais chatas e enfadonhas. Além dos programas, são destaque ainda as curtas inserções, distribuídas nas programações ao longo do dia, e que, na avaliação de coordenações de campanhas, costumam ser mais eficientes na meta de atingir os eleitores.

No caso das redes sociais, além do alto poder de disseminação, e, portanto, da dificuldade de fiscalização, há a necessidade de retorno aos eleitores. As redes sociais não são uma via de mão única, pelo contrário, e exigem capacidade de rápida interação com os internautas, que fazem provocações, mas que também querem respostas. Algumas equipes contratadas para atuar nas disputas estaduais estão fechando contratos que beiram R$ 500 mil para um turno de campanha. 

TSE lança campanha 
Estreou nesta segunda-feira em rede nacional de rádio e TV a nova campanha institucional da Justiça Eleitoral que incentiva o voto de pessoas com 70 anos ou mais. Neste ano, cerca de 10 milhões de eleitores estão nessa faixa etária, onde o voto é facultativo. A campanha diz: “Quem vota com ou depois dos 70 anos é mais que uma eleitora ou eleitor, é um exemplo de cidadania. Seja você o maior exemplo. A democracia agradece”.


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