Eleições 2024: Em Porto Alegre, incógnita sobre decisão da federação PSDB e Cidadania

Eleições 2024: Em Porto Alegre, incógnita sobre decisão da federação PSDB e Cidadania

Faltando sete meses para o pleito municipal, cenário eleitoral começa a se formar

Taline Oppitz

Any Ortiz e Nadine Anflor durante encontro na Expodireto

publicidade

Considerando o mapa eleitoral em Porto Alegre até agora, a disputa pelo Paço Municipal será polarizada entre o prefeito Sebastião Melo (MDB), que buscará a reeleição, e Maria do Rosário (PT). No caso de Melo, será repetida a dobradinha com o atual vice, Ricardo Gomes (PL). Rosário contará com a parceria de Tamyres Filgueira (PSol).

A principal incógnita em torno das definições que vêm sendo negociadas está na escolha da representante da federação formada pelo PSDB e o Cidadania. No páreo, duas mulheres: a deputada estadual Nadine Anflor (PSDB), à direita no foto, e a federal Any Ortiz (Cidadania).

Elas conversaram na abertura da Expodireto, em Não Me Toque, nesta segunda-feira. Dirigentes tucanos e o governador Eduardo Leite tentam convencer Nadine a disputar a prefeitura da Capital. A deputada, no entanto, tem sustentado o desejo de concluir seu mandato. Any é a outra principal cotada para representar a federação.

Any e Nadine combinaram de articular, junto aos seus partidos, a formação da executiva estadual da federação para que a decisão seja tomada em conjunto.

"Nos damos muito bem. A Nadine é uma amiga querida. Falamos sobre as eleições em Porto Alegre e sobre a necessidade de formação da executiva da federação. A decisão precisa ser em uma única instância. O Cidadania e o PSDB estão juntos em uma federação, portanto, a decisão deve ser conjunta", disse Any, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

Até agora, mulheres serão maioria na disputa ao Paço

Além de Melo, deverão disputar a prefeitura de Porto Alegre os deputados estaduais Thiago Duarte (União Brasil) e Felipe Camozzato (Novo). A pré-candidatura de Camozzato será oficializada nesta quinta-feira, em reunião-almoço, no Ritter Hotéis. Até o momento, as candidaturas femininas deverão ser maioria, com Rosário; a representante da federação entre o PSDB e o Cidadania; Juliana Brizola, que será lançada pelo PDT; e Cláudia Araújo, anunciada pré-candidata pelo (PSD).


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895