Eleições 2024: PP, PL, a janela e a vice de Porto Alegre

Eleições 2024: PP, PL, a janela e a vice de Porto Alegre

Dúvida sobre quem será vice na chapa de Melo começará a ser solucionada após o fim do período de troca-troca partidário

Taline Oppitz

No cenário de Porto Alegre, segue a dúvida em torno de quem será vice na chapa de Melo

publicidade

A janela partidária, que se encerra nesta sexta-feira, e a indicação de nome para ser vice do prefeito Sebastião Melo (MDB) colocaram PP e PL em cenário delicado. Apesar do desconforto, dirigentes partidários tentam atenuar a situação publicamente.

Até o fim da janela, o PL terá filiado 201 novos vereadores em todo o Rio Grande do Sul. A maioria deles, segundo o presidente estadual do PL, deputado federal Giovani Cherini, deixou o PP. “Não há dúvida de que o PP é o partido que mais vem nos dando lideranças. Acredito que um dos motivos é a participação do PP no governo Lula. Isto acabou com o discurso de que são verdadeiramente de direita. O PP gaúcho tem sim muitas lideranças que são, de fato, de direita, mas a base acaba não se sentindo representada”, disse Cherini, em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba.

Veja Também

Presidente estadual do PP, Covatti Filho afirmou que o partido vem monitorando os assédios e reconheceu que há perdas significativas para o PL. O dirigente destacou, no entanto, que o PP, que conta com 1.273 vereadores no Rio Grande do Sul, perderá 80 representantes, mas conquistará 87. “Saíremos ainda maiores da janela, não apenas em número de vereadores, mas também considerando prefeitos e vices”, disse.

Em relação à indicação para vice de Melo, Covatti Filho afirmou que o prefeito prometeu discutir a definição com os aliados e sustentou que o PL, após a saída de Ricardo Gomes do páreo, não tem mais a preferência. “O jogo ficou igualado”, afirmou. Presidente do PL em Porto Alegre, Luciano Zucco afirmou que o partido nunca deixou de acreditar na manutenção da composição da majoritária com Melo “A parceria entre o PL e o Melo é natural e representa o nosso desejo, mas precisamos do PP nesta caminhada”, disse à coluna.

Anúncio sobre reeleição ocorrerá até o dia 15

Sebastião Melo oficializará a candidatura à reeleição até o dia 15. Somente depois, as negociações sobre a parceria na chapa majoritária irão avançar.

Em tempo: a capacidade de articulação política do prefeito será decisiva para tomar a decisão sem romper pontes com os partidos aliados.

Apartes

  • O nome de Ana Pellini circula nos bastidores como uma possibilidade para a vice de Melo. Ela foi convidada a se filiar ao PL. Lideranças, porém, não acreditam que irá prosperar. Pellini é casada com o ex-prefeito Guilherme Villela.
  • Será inaugurada nesta sexta-feira, a partir das 11h, a sede estadual do PL, no 15º andar do Shopping Rua da Praia. Michelle Bolsonaro participará por videoconferência. Às 14h, os novos vereadores do partido serão apresentados.
  • Zucco e a vereadora Comandante Nádia se reuniram no fim da manhã de ontem com Melo, no Paço.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895