Menos de três dias após o prefeito Sebastião Melo (MDB), anunciar, na sexta-feira, a manutenção do congelamento da tarifa dos ônibus em R$ 4,80, com recursos do município, a oposição fez novo movimento visando a disputa do ano que vem. A iniciativa de Melo está sendo criticada por adversários, pois é classificada como ação eleitoreira.
Nesta segunda-feira, o PT de Porto Alegre se reuniu, para intensificar os debates visando as eleições municipais de 2024. Participaram integrantes da executiva municipal, da bancada de vereadores, as deputadas federais Reginete Bispo e Maria do Rosário, e as estaduais Laura Sito e Sofia Cavedon. No encontro, mais uma vez, foi discutida a necessidade da unidade da esquerda para fazer frente à candidatura de Melo, que já conta com apoios oficiais de partidos como o PL, do vice Ricardo Gomes. A expectativa é a de repetir a dobradinha entre os dois.
Na esquerda, a intenção é a de ampliar a união entre PT, PCdoB e PV, que estão em federação, com o reforço de partidos como o PSol e a Rede. No encontro de ontem, também foi debatida a importância da construção de um projeto de desenvolvimento para o município, com foco nas necessidades da população e que represente um contraponto à gestão atual.
Para avançar nesta construção, o PT pretende iniciar um calendário de debates para a definição do conteúdo programático em conjunto com os partidos. O nome que será escolhido para encabeçar a chapa na disputa também já está em análise, considerando as composições das bancadas federal, estadual e municipal. Tradicionalmente, este é o ponto em que os obstáculos se ampliam devido às dificuldades do PT em abrir mão do protagonismo. Um dos nomes no páreo é o da deputada federal Maria do Rosário.
