A Câmara de Porto Alegre realiza, nesta segunda-feira, a eleição da nova mesa diretora da Casa, que assumirá em 2026. Segundo o tradicional acordo firmado previamente, Moisés Barboza (PSDB) será confirmado na presidência, Giovane Byl (Podemos) será o primeiro vice, Fernanda Barth (PL) a segunda vice, Rafael Fleck (MDB), Ramiro Rosário (Novo), Aldacir Oliboni (PT) e Roberto Robaina (PSol) assumirão as secretarias.
A cerimônia de posse da nova mesa diretora será realizada no dia 5 de janeiro, às 14h.
Além da eleição da próxima mesa diretora, no dia de hoje, os vereadores devem discutir o projeto de revisão da planta de valores (IPTU) e, salvo reviravolta, iniciar a análise do Plano Diretor. A votação em si, no entanto, deve ocorrer ao longo do mês de fevereiro, após o recesso parlamentar e já sob o comando de Moisés.
A intenção da atual presidente da Câmara, Comandante Nádia (PL), era votar o Plano ainda em sua gestão, mas o cenário não deve se concretizar. Além do texto principal, os vereadores têm pela frente a gincana de debater as 518 emendas apresentadas.
Partidos da oposição já avisaram que irão destacar todas que conseguirem. Com 12 vereadores, a oposição não conta com número suficiente para aprovar ou rejeitar emendas, mas tem o suficiente para destacá-las, o que obriga que a análise seja feita uma a uma. A estratégia será tentar expor fragilidades do texto.
- Sucessão em secretaria de Porto Alegre gera tensão entre governo Melo e PL
- Novos critérios de avaliação de imóveis são tema de audiência pública em Porto Alegre
- Em meio a polêmicas, Câmara de Porto Alegre terá sessão extraordinária para votar projetos do Executivo
