Governo de Sebastião Melo começa a tomar forma

Governo de Sebastião Melo começa a tomar forma

Prefeito eleito já anunciou 14 nomes e corre para completar o secretariado até a posse

Mauren Xavier (interna)

publicidade

Faltando menos de uma semana para a posse no Paço Municipal, o prefeito eleito Sebastião Melo (MDB) ainda tem investido boa parte do tempo na montagem do secretariado, que será a base da futura reforma administrativa, a ser encaminhada à Câmara de Vereadores, nos primeiros dias de governo. Além disso, essa formação passa pelo desafio de acomodar os partidos que apoiaram sua candidatura, sem representar a ampliação em demasia da estrutura administrativa, o que na prática está ocorrendo.

Com os anúncios mais recentes, Melo já contabiliza 14 titulares do primeiro escalão, sendo que uma (a Comunicação) não tem status de secretaria e outras três precisarão ser criadas (as de Obras, da Habitação e da Regularização Fundiária, e de Administração e Patrimônio). A estrutura da atual administração é formada por 15 secretarias. 

Na véspera do Natal, Melo anunciou Flávio Dutra como coordenador de Comunicação. O jornalista André Machado (PP) será o secretário da Habitação e da Regularização Fundiária. Machado ficou como primeiro suplente à Câmara e é o primeiro nome do partido no governo. O vereador Pablo Mendes Ribeiro (Dem) será o titular da pasta de Obras. Pablo deixou o MDB neste ano e disputou a reeleição, mas não se elegeu.

A consultora em educação Janaina Franciscatto Aldino foi a escolhida para a Educação. Ela terá dois adjuntos. Vinda da iniciativa privada, ela terá o desafio de encerrar o ano letivo de 2020 e administrar a pressão de movimentos contrários e favor das aulas presenciais.  

Em aberto 

Os próximos dias deverão ser de trabalho para Melo conseguir fechar o quebra-cabeças do secretariado. Com base na atual estrutura ainda faltam ser anunciados os titulares da Cultura, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Infraestrutura e Mobilidade e de Transparência e Controladoria, sem contar o segundo escalão e a PGM.  


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895