Haddad: projeto sobre dívidas dos estados terá de ser alterado

Haddad: projeto sobre dívidas dos estados terá de ser alterado

“Sou a favor e entendo o pleito dos governadores, mas você não pode cobrir a cabeça e descobrir os pés”, disse o ministro da Fazenda

Taline Oppitz

Haddad é a favor de alterações no projeto que trata das dívidas dos estados com a União

publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta sexta-feira que a proposta de renegociação das dívidas dos estados com a União deve ser alterado.

“Sou a favor e entendo o pleito dos governadores, mas você não pode cobrir a cabeça e descobrir os pés. Deve ser feito um jogo que acomode as contas estaduais sem prejudicar as contas nacionais. Este é o meu ponto de vista. No meu entendimento, o projeto apresentado precisa passar por uma revisão”, disse Haddad, durante participação no 19º Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em São Paulo.

O texto foi apresentado pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD/MG), na última terça-feira. “O presidente Pacheco, legitimamente, apresentou um texto diferente do da Fazenda, com parâmetros efetivamente que destoam daquilo que nós imaginávamos”, destacou.

Veja Também

O ministro afirmou ainda que já conversou com Pacheco e com o presidente Lula sobre a pauta. Pacheco pretende votar o projeto antes do início do recesso parlamentar, na próxima quinta-feira, o que pressiona o ambiente das negociações.

Apesar de defender modificações, Haddad reconheceu que o índice de 4% de juros real acima do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é insustentável, já que a arrecadação dos estados não apresentam crescimento neste patamar.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895