Mais uma vitória para Leite

Mais uma vitória para Leite

Prévias do PSDB vão ocorrer no dia 21 de novembro

Taline Oppitz

Eduardo Leite e secretários no COP26, na Escócia

publicidade

A 18 dias do primeiro turno das prévias do PSDB, marcado para o dia 21, o governador gaúcho, Eduardo Leite, obteve uma vitória importante. A comissão para prévias do partido aceitou recurso apresentado pelos diretórios do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e Ceará, que apoiam Leite, e decidiu que nenhum dos 92 prefeitos e vices de São Paulo, alvos da ação por filiações fora do prazo, poderão votar na disputa interna.

“A Comissão entendeu que todos os 92 nomes não estão aptos a participar do Colégio Eleitoral das Prévias e devem ser excluídos automaticamente da lista de eleitores, tanto para votar nas urnas do TRE-DF, quanto no aplicativo”, diz nota assinada pelo coordenador da Comissão de Prévias do PSDB, senador José Aníbal.

Em setembro, Leite já havia obtido conquista com a desistência do senador Tasso Jereissati (CE) em disputar as prévias para apoiá-lo. A estratégia havia sido alinhavada há meses. A disputa se concentra em Leite e no governador de São Paulo, João Doria. Com o apoio de Tasso, Leite foi reforçado no Ceará e em outros estados do Nordeste. Segundo Tasso, 80% dos diretórios estão com ele ou com Leite. Doria leva vantagem em São Paulo, que conta com o maior número de parlamentares e filiados do PSDB, e fechou apoio em Tocantins, DF e Pará.

Apesar de ter se capitalizado com o episódio do empenho pela vacina, ala do PSDB está insatisfeita com a atuação do governador, que cogitou, inclusive, assumir a presidência do partido, e os recursos envolvidos. A postura de Doria é considerada autoritária, enquanto Leite é reconhecido pelo diálogo e ponderação. Há pelo menos outra diferença entre ambos que tem pesado internamente. E

nquanto Doria se firmou como arqui-inimigo do presidente Jair Bolsonaro, Leite tem postura distinta e mais moderada, apesar de ter elevado o tom das críticas, especialmente a partir do episódio envolvendo os atos de 7 de setembro.

Gincana 

Com a proximidade das prévias tucanas, Leite e Doria intensificaram suas agendas partidárias. O governador gaúcho chega ao Brasil, após participar da COP26, na Escócia, no sábado, e no mesmo dia participa de atos em São José do Rio Preto e região, em São Paulo, a partir das 10h. Doria também participou do evento em Glasgow e não perderá tempo em busca de apoio no retorno ao Brasil. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895