MDB avança em programa, desafio agora é definir o candidato

MDB avança em programa, desafio agora é definir o candidato

Sigla anunciou a realização de prévias, em fevereiro de 2022

Taline Oppitz

MDB tem, pelo menos, dois possíveis candidatos: o presidente estadual da sigla, Alceu Moreira e o presidente da Assembleia, Gabriel Souza

publicidade

O MDB gaúcho realizou neste sábado seu Congresso Estadual, após a realização de uma série de encontros regionais. No ato, foi apresentada a plataforma do plano de governo. O documento, resumido, conta com 252 páginas e é o primeiro entre os partidos que irão disputar o Piratini. O texto traz ainda princípios e legados do MDB no Estado. Segundo o material, quatro caminhos conduzirão o partido nas próximas eleições: responsabilidade e inovação pública, inclusão produtiva e empreendedorismo, nova economia e sociedade – com o olhar no futuro e nas novas formas de fluxos econômicos e integração regional.

Na presença dos três ex-governadores emedebistas, Pedro Simon, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, o presidente estadual, Alceu Moreira, afirmou que, quando o projeto foi iniciado, sua evolução era uma incógnita. “Foi um aprendizado para todos e o resultado apresentado hoje é um plano de futuro para o Estado totalmente voltado para nossa gente”, disse.

Com o passo dado do plano de governo, o MDB tem mais um desafio pela frente antes do início do período eleitoral: a definição de seu representante na disputa. Muitos dão como certa a candidatura de Alceu Moreira. Com longa trajetória, Alceu é conhecido por suas posições e opiniões fortes, que já deixaram pelo caminho descontentamentos e ruídos. Um grupo do MDB, no entanto, trabalha para emplacar o presidente da Assembleia, Gabriel Souza, um jovem que se destacou politicamente em pouco tempo. Gabriel não concorrerá internamente contra Alceu. Talvez não seja mesmo necessário. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895