A confirmação da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo, ampliou a expectativa em torno de quem será o indicado pelo presidente Lula como sucessor. As pressões para que o petista opte por uma mulher estão se ampliando, mas, por ora, nem mesmo na lista de cotados figura uma mulher.
Ela é composta por três homens: os ministros da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, e o senador e ex-presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
As pressões para que Lula opte por uma mulher estão se ampliando. Após anunciar a aposentadoria, Barroso foi questionado sobre uma eventual sucessora mulher e disse que é um defensor de mais mulheres nos tribunais superiores como uma regra geral.
Em 134 anos, apenas três mulheres ocuparam cadeiras no Supremo. Cármen Lúcia é a única mulher dos 11 ministros da atual composição da Corte, que já contou com Ellen Gracie, primeira a ocupar o cargo de ministra, e Rosa Weber, primeira a assumir a cadeira da presidência.
