Porto Alegre terá nova secretaria da Copa
Pasta é exigência da Fifa para cidades que querem sediar o Mundial feminino em 2027

publicidade
O prefeito Sebastião Melo (MDB) tem sustentado que a reforma da máquina administrativa, que será encaminhada para análise da Câmara, em janeiro, irá promover “adequações pontuais”. Entre elas, fusões de pastas e a criação de outras, com cautela para não ampliar o custo do primeiro escalão, que se tornou pequeno para contemplar as exigências dos 11 partidos aliados. Além da secretaria Geral de Governo, que será comandada por André Coronel (MDB), pelo menos mais uma pasta será criada. Neste caso, a decisão não depende de Melo. A secretaria extraordinária da Copa é uma exigência da Fifa, já que Porto Alegre é uma das cidades escolhidas para sediar jogos da Copa do Mundo feminina de 2027, no Brasil.
Considerando as fusões, serão consolidadas da pasta de Habitação e Regularização Fundiária com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab). O departamento, aliás, completará 60 anos no dia 30 de dezembro de 2025. Ainda devem ser unidas a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) com a pasta de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Mobilidade Urbana deve ser atrelada à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
A pasta do Desenvolvimento Econômico e Turismo deve ainda ficar responsável pelo setor de Eventos. A promessa foi feita por Melo durante a campanha. O Gabinete da Causa Animal, subordinado ao gabinete de Melo, passará ao da vice, Betina Worm (PL), que é médica veterinária. Até agora, além de Coronel na Secretaria Geral, Melo confirmou Leonardo Pascoal, na Educação, e Bruno Vanuzzi, no Dmae. Oficializou ainda a manutenção de André Machado (PP) na Habitação, e de Cassio Trogildo (Podemos) na Governança Local.