Posse no TRE-RS dará luz ao debate sobre as eleições de outubro

Posse no TRE-RS dará luz ao debate sobre as eleições de outubro

A troca de comando no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul ocorrerá nesta quarta-feira

Taline Oppitz

Novo corredor humanitario começa a ser erguido pela PMPA

publicidade

A troca de comando no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul ocorrerá nesta quarta-feira, às 17h. Em função do momento enfrentado no Estado, a cerimônia, segundo o tribunal, será discreta e respeitosa, sem qualquer tipo de celebração ou evento festivo.

“Em um momento de profunda consternação e solidariedade para com as comunidades afetadas, é imperativo que direcionemos todos os nossos esforços para apoiar e colaborar com as ações de assistência e reconstrução”, diz trecho de nota divulgada pelo tribunal.

A posse do desembargador Voltaire de Lima Moraes, que sucederá a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak na presidência do TRE, no entanto, acabará ampliando a luz sobre uma pauta que já vem sendo tratada, mas ainda majoritariamente nos bastidores, em função da crise humanitária instalada no território gaúcho: a viabilidade de realização das eleições municipais em outubro deste ano.

Veja Também

O debate amplo e público se fará necessário em breve. A situação ainda não está sendo tratada oficialmente no âmbito do Tribunal Superior Eleitoral e qualquer mudança no calendário das eleições no Estado, obrigatoriamente, terá de passar pela discussão e pelo aval do Congresso Nacional.

Independentemente da manutenção ou não do calendário eleitoral,

as disputas deste ano no Estado, totalmente atípicas, serão, desde

já, um desafio inédito para Voltaire de Lima Moraes e para todos

os envolvidos direta ou indiretamente no processo.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895