Previdência: Melo usará como base projeto de Marchezan

Previdência: Melo usará como base projeto de Marchezan

Decisão pode ampliar resistências políticas. As alterações serão feitas por mensagem retificativa

TALINE OPPITZ

Melo participou da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Porto Alegre

publicidade

Durante participação da abertura dos trabalhos legislativos na Câmara de Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) reforçou as prioridades de seu governo nesta largada do Legislativo: a Reforma da Previdência, a extinção do monopólio da Procempa e o transporte coletivo da Capital. "Caso não haja uma reforma, teremos que aportar R$ 1,5 bilhão na Previdência. Assim, não haverá recursos para enfrentarmos a saúde e a educação", disse Melo, citando que os governos federal e estadual já fizeram adequações nos regimes previdenciários.

A estratégia definida pela prefeitura para tratar do tema da previdência, naturalmente polêmico, no entanto, abre margem considerável para ampliar resistências e investidas de adversários e críticos da iniciativa. Ao invés de encaminhar texto próprio, a gestão irá trabalhar com alterações a partir da proposta encaminhada pelo antecessor Nelson Marchezan Júnior (PSDB). A decisão foi antecipada pela coluna na edição de sábado.

Na tarde de hoje, foi enviada à Câmara mensagem retificativa ao projeto que tem as digitais do tucano, já em tramitação na Casa. Com pedido de regime de urgência na análise. Assim como o texto relativo à Procempa. A medida é uma forma de atalhar trâmites, mas ampliará o ranço político. Segundo Melo, as modificações visam aprimorar o projeto original, incluindo, por exemplo, as aposentadorias por invalidez e compulsória, e regras para o cálculo dos proventos de aposentadorias até regulamentação por lei complementar. Também estão incluídas as regras de transição para os atuais servidores municipais.

A estimativa é a de que, somente em 2021, os gastos com aposentadorias, pensões e contribuição patronal devem atingir R$ 1,7 bilhão. Na quarta-feira pela manhã será realizada a primeira de uma série de reuniões para debater a mensagem retificativa. Na última semana, foi realizado encontro com os Conselhos de Administração e Fiscal do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Púbicos do Município de Porto Alegre (Previmpa). 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895