78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia debate uso de tecnologias em Gramado
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

78ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia debate uso de tecnologias em Gramado

Evento ocorre em Gramado entre 8 e 11 de agosto

Correio Mais Conteúdo

publicidade

A Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), maior evento nacional da área tecnológica, reúne profissionais da área para discutir o uso de tecnologias na profissão. O evento com o tema " Importância da Engenharia na Soberania Nacional" é realizado entre 8 e 11 de agosto em Gramado, na Serra gaúcha. Promovido pelo Sistema Confea/Crea, em parceria com a Mútua, a Soea recebeu 5,2 mil credenciamentos de participantes dos quatro cantos do mundo, entre profissionais, lideranças, autoridades nacionais e internacionais.

A vasta programação conta com paineis sobre Inteligência Artificial, Metaverso e Inovação, dentre outros temas. O cientista paquistanês radicado nos Estados Unidos, Rattan Lal, falará sobe como agricultura brasileira pode contribuir para a sustentabilidade global, na manhã de 10 de agosto. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz e do Prêmio Mundial da Alimentação, Lal reconhece a agricultura brasileira como uma história de sucesso. Dentre os destaques também estão o comunicador brasileiro Marcelo Tas, que tratará sobre criatividade na era digital sob o ponto de vista da inovação, e o cientista Carlos Nobre, que tratará sobre as causas e as consequências dos eventos climáticos que se vivenciam atualmente.

A Inteligência Artificial e o Metaverso estão na ordem do dia entre as quase 120 palestras da semana. Na tarde do dia 11 de agosto, três debates abordarão o tema: o professor da Universidade de Brasília, Abdala Carim Nabut Neto, explicará a IA na indústria da Engenharia e da Construção Civil; um painel com quatro palestrantes debaterá a IA como ferramenta nos procedimentos fiscalizatórios; e o Fórum Jovem vai aliar a discussão sobre IA com o tema do Metaverso. 

Confira a programação completa do evento aqui

Abertura do evento com plateia lotada

Com mais de cinco mil pessoas na plateia, a solenidade de abertura foi realizada na noite desta terça-feira, e contou com a presença de diversas autoridades, além de apresentações culturais. No ano em que o Sistema Confea/Crea completa nove décadas, Gramado sedia pela terceira vez a Soea - a última vez foi há exatos dez anos. A Semana já foi hospedada oito vezes no Rio Grande do Sul.

O presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, ressaltou o conteúdo robusto e inovador desta edição da Soea. “Serão excelentes palestras, como a que será proferida pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz e do Prêmio Mundial da Alimentação, o paquistanês radicado nos Estados Unidos Rattan Lal, cientista que está entre os 2% mais influentes no mundo”, adiantando parte da programação que reúne cerca de 120 palestras.

Krüger apresentou os avanços conquistados pela atual gestão em prol da categoria. Entre elas, a instituição da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Tivemos assinatura de 240 congressistas, o que representa a força de mais de 40% do Parlamento, com quem queremos discutir os grandes projetos que são de interesse das nossas profissões, mas principalmente são de interesse do Brasil, da soberania nacional e do desenvolvimento tecnológico”, afirmou. 

Liberação de recursos para os Creas aprimorarem estruturas e as entidades de classe promoverem, de acordo com ele, publicações e eventos técnico-científicos foram iniciativas de sucesso. “Trabalhamos muito com a questão da mobilidade e certificação profissional, atuando em parceria com a Ordem de Engenheiros de Portugal, a Federação Mundial de Organizações de Engenharia, o Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Oficial Portuguesa e Castelhana e o Conselho Mundial de Engenheiros Civis.” Ainda no cenário internacional, o Conselho assumiu compromisso com a Organização das Nações Unidas (ONU). 

A anfitriã e presidente do Crea-RS, eng. amb. Nanci Walter, comentou a expectativa em realizar o evento. “Estamos novamente recebendo o maior evento das nossas atividades, agora sob o olhar do empreendedorismo, onde a tradição e a inovação entram em campo e se materializam", disse. Nanci complementou ainda que “o momento é de despertar profissionais, mercado de trabalho e sociedade para o grau de emergência das ações de estratégia ambiental, social e de governança dentro dos projetos do ESG e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que devem ser adotadas não mais como tendências, mas como prioridades.”

O presidente da Federação Mundial de Organizações de Engenharia (Fmoi), eng. José Vieira, incentivou a comunidade científica e técnica a reforçar a atuação para melhorar a vida das pessoas no mundo, a partir de soluções para urbanização, desenvolvimento sustentável e disseminação de tecnologia de informação e comunicação acessível. “Devemos reconhecer a forte relação entre infraestrutura, crescimento econômico e qualidade de vida das populações para que se encontre o papel crucial que a inovação pode desempenhar para melhorá-las.”

Durante a cerimônia, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes abordou a importância da Política de Governança Pública, instituída em 2017, enfatizando o papel fundamental dos engenheiros como líderes naturais, capazes de direcionar, monitorar e avaliar a governança das instituições públicas. "Assim como convidei os governadores, estendo o convite aos presidentes de Creas para a implantação da governança, que não é apenas um projeto de governo, mas sim um projeto de Estado", defendeu Nardes. 

O evento de abertura também contou com as presenças da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul, eng. ftal. Marjorie Kauffmann; do vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, representando na ocasião o prefeito da cidade, Nestor Tissot; da presidente da Frente Parlamentar Mista das Profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua, deputada e engenheira agrônoma Marussa Boldrin (MDB-GO); do deputado federal Afonso Hamm (PP-RS); da deputada estadual Adriana Lara, representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) e coordenador do Colégio de Presidentes, Ulisses Filho; do diretor-presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua) , o eng. agr. Francisco Almeida; além de representantes regionais do Sistema.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895