Braskem reforça seu compromisso de desenvolvimento no Rio Grande do Sul
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Braskem reforça seu compromisso de desenvolvimento no Rio Grande do Sul

Estratégia da petroquímica tem como pilares descarbonização, tecnologia e inovação e responsabilidade social

Vitória Miranda

Foi no polo petroquímico de Triunfo que nasceu o polietileno renovável, o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo, a partir da cana de açúcar.

publicidade

O foco da Braskem em seguir se desenvolvendo no Rio Grande do Sul permanece forte mesmo após os desafios causados pela enchente que impactou o Estado. A empresa, que é uma das cinco maiores em arrecadação no Estado e gera mais de 6.500 empregos diretos e indiretos, possui estratégias focadas em descarbonização, tecnologia, inovação e responsabilidade social.

Foi também no polo petroquímico de Triunfo que nasceu o polietileno renovável, o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo - conhecido como I'm Green™ Bio-based. Essa resina é exportada para o mundo todo e utilizada em mais de 200 marcas, gerando reconhecimento, empregos e tributos para o Estado.

Descarbonização

O Rio Grande do Sul pode assumir um papel ainda mais protagonista dentro do compromisso de descarbonização da Braskem. A operação gaúcha da companhia, que conta com seis unidades industriais localizadas no Polo Petroquímico de Triunfo, avança para receber o primeiro Sistema de Armazenamento de Energia (BESS) da empresa que prevê a utilização de baterias de grande porte para substituir parte da geração térmica própria baseada em fontes não-renováveis.

O projeto, que está em fase de estruturação e prevê a instalação de um BESS de 9,5 megawatts (MW) com potencial de atingir uma redução significativa de emissões de CO2 por ano, teve sua primeira etapa validada tecnicamente e poderá iniciar operação em 2026, caso tenha sucesso em sua avaliação de viabilidade. A solução permitirá ainda ganhos com a redução da geração de energia interna de base fóssil, garantindo, com o uso do BESS, a confiabilidade elétrica requerida pelo processo petroquímico em eventuais eventos de falha de fornecimento da rede elétrica.


Tecnologia e Inovação

A Braskem acredita que investir no avanço da tecnologia será, cada vez mais, o caminho na busca por um futuro melhor. Por isso, enxerga os investimentos em pesquisa e desenvolvimento como essenciais para possibilitar a transição energética para uma economia circular e de carbono neutro. Aqui no Rio Grande do Sul, a Braskem tem o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), localizado em Triunfo, que passou por uma ampliação no ano passado e segue recebendo novos equipamentos focados no aumento de capacidade de análise, melhoria da assertividade dos resultados e em automação.

O CTI é referência para o atendimento de necessidades dos clientes da Braskem, bem como para o desenvolvimento de soluções com foco na inovação sustentável, na melhoria do plástico e na produção de peças mais leves e mais resistentes, por exemplo.

Dentre os equipamentos adquiridos está uma injetora robotizada, por exemplo, equipamento com automação que aumenta a capacidade de preparação dos materiais testados, e também um novo equipamento automatizado para teste de resistência ao impacto que traz mais precisão e agilidade nas respostas.


Projetos sociais

No âmbito social, a Braskem também tem compromissos com as comunidades presentes no entorno de suas operações. O projeto SER+ está contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico das cooperativas de triagem de resíduos. Por meio dele, essas cooperativas recebem capacitações, assessoria técnica, equipamentos e ferramentas de trabalho. Desde 2009, a empresa beneficiou mais de 500 trabalhadores de 19 cooperativas em diversas cidades, incluindo Triunfo, Nova Santa Rita e Porto Alegre.

No programa de visitas guiadas à Ecobarreira Arroio Dilúvio, a Braskem educa crianças e adolescentes para o consumo consciente, descarte correto e reciclagem, por meio de uma visita guiada à ecobarreira e à unidade de triagem da Vila Pinto, em Porto Alegre. Desde o início do projeto em 2018, já foram beneficiados mais de 1500 estudantes.

Já o projeto Inovar para Construir, realizado em parceria com o SENAI-RS, contribui para a formação profissional de pessoas nas comunidades próximas. Em 2023, a Braskem realizou a formação de 60 pessoas no curso de Construção em Alvenaria e, em 2024, foram abertas 80 novas vagas para o curso de Instalações Elétricas.

Braskem, junto com os gaúchos pelo desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

Quer saber mais sobre a atuação da Braskem? Acesse https://www.braskem.com/braskemriograndedosul e fique por dentro.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895