Sicredi enaltece o “orgulho de ser daqui”
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Sicredi enaltece o “orgulho de ser daqui”

Cooperativa tem presença física em 97% dos municípios gaúchos e 30% da população adulta é associada Sicredi

Correio do Povo

Márcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste

publicidade

A declaração da ONU sobre o Ano das Cooperativas nos faz lembrar sobre o papel do cooperativismo na sociedade e, ao mesmo tempo, ações que já vêm sendo realizadas de forma atípica e também permanente. O Sicredi tem vivido exemplos práticos a partir desse reconhecimento da ONU, como na força tarefa para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes.

Márcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste, lembra que a cooperativa trabalhou levando recursos para micro e pequenas empresas e foi a que mais liberou operações de crédito através do Pronampe e BNDS. "Temos presença física em 97% dos municípios gaúchos, e 30% da população adulta é associada do Sicredi. Isso nos traz um compromisso com o povo gaúcho, principalmente em casos como este, que consideramos atípico".

Na 'normalidade’ a cooperativa também foi o maior liberador de recursos do Plano Safra, com 43% de todos contratos do Rio Grande do Sul. “Em um estado onde 40% do PIB vem do agro, esse dado é muito relevante". Porém, o foco também está nas empresas, ajudando para que empresários possam se reerguer diante do cenário econômico.

E as bandeiras sociais seguem com as cooperativas escolares, que instruem crianças e jovens sobre o propósito de uma cooperativa. Além disso, apenas em 2024, o Fundo Social destinou mais de R$ 30 milhões para entidades sem fins lucrativos. “Esse é um valor muito expressivo e superior a grandes projetos sociais realizados no país", destaca Márcio.

Em 2024, inauguraram 15 agências e para 2025 estão previstas mais 25. É a cooperativa cada vez mais perto para que o associado chegue e traga as suas demandas. Hoje, são 9 milhões de associados, e cresce um milhão por ano. E Márcio destaca que o Sicredi é daqui, com origem em cidades como Nova Petrópolis, Lajeado e Cerro Largo. É uma empresa gaúcha. Por isso, lançou recentemente a campanha "Somos do Sul, Somos do Brasil” com o objetivo de trazer de volta o orgulho de ser daqui. “Isso só cabe a nós", finalizou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895