Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas que integram o programa Partiu Futuro Reconstrução, conheceram nesta terça-feira, dia 21, o distrito 22@, em Barcelona, na Espanha, lugar reconhecido mundialmente por práticas de inovação e sustentabilidade urbana.
A visita foi guiada por Josep Piqué, responsável pelo ecossistema de inovação da cidade. Piqué também é parceiro do programa PactoAlegre, programa ligado à Prefeitura da Capital gaúcha, onde atua como consultor de iniciativas com o objetivo de mobilizar governo, empresas, universidades e sociedade civil em torno de projetos voltados à inovação, transformação urbana e qualidade de vida.
A promoção do intercâmbio é da Renapsi, que conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas, por meio do programa Partiu Futuro Reconstrução, com a tecnologia social Demà Aprendiz. A proposta, segundo Vinicius Ribeiro, diretor da Demà, é que a juventude seja uma "nova voz" da justiça climática no estado para representar o que as cidades precisam.
"O Partiu Futuro Reconstrução representa a transformação dessa nova geração gaúcha. Jovens em vulnerabilidade, com problemas seríssimos de infraestrutura que muita gente viveu. Ano passado a gente abriu esse programa, e um ano depois vamos fechar esse primeiro ciclo, trazendo a esses jovens uma nova ideia do que é a justiça climática, da solidariedade, e entender que as novas lideranças climáticas do estado serão feitas a partir desse nível de experiência", afirmou Ribeiro.
Os embaixadores do Partiu Futuro Reconstrução chegaram à Espanha no dia 20 e devem seguir até o dia 27, onde conhecerão ainda, além de Barcelona, a cidade de Valência. Durante esses oito dias, participarão de workshops, visitas de campo em áreas afetadas por desastres climáticos e encontros com conselheiros e agentes políticos.
A proposta é que os estudantes escutem instituições locais sobre práticas inovadoras em clima, juventude e políticas públicas, permitindo que tenham reflexões sobre como inspirar e influenciar soluções para o Rio Grande do Sul.
Os jovens — Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman, Nyara Victoria Prudencio Romero, Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos — foram selecionados pelo bom desempenho e engajamento no programa. O Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da Renapsi, através da tecnologia social Demà Aprendiz.