Correio + Conteúdo

CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Jovens gaúchos conhecem modelo de inovação urbana em Barcelona

Os integrantes da comissão fazem parte do programa Partiu Futuro Reconstrução, uma iniciativa do governo do Estado com foco no desenvolvimento de Jovens Aprendizes

Jovens do RS conhecem modelo de inovação urbana em Barcelona, na Espanha
Jovens do RS conhecem modelo de inovação urbana em Barcelona, na Espanha Foto : Andressa Dorneles Divulgação Demà / CP

Cinco jovens aprendizes de Porto Alegre e Canoas que integram o programa Partiu Futuro Reconstrução, conheceram nesta terça-feira, dia 21, o distrito 22@, em Barcelona, na Espanha, lugar reconhecido mundialmente por práticas de inovação e sustentabilidade urbana.

A visita foi guiada por Josep Piqué, responsável pelo ecossistema de inovação da cidade. Piqué também é parceiro do programa PactoAlegre, programa ligado à Prefeitura da Capital gaúcha, onde atua como consultor de iniciativas com o objetivo de mobilizar governo, empresas, universidades e sociedade civil em torno de projetos voltados à inovação, transformação urbana e qualidade de vida.

A promoção do intercâmbio é da Renapsi, que conduz a capacitação de 750 estudantes em Porto Alegre e Canoas, por meio do programa Partiu Futuro Reconstrução, com a tecnologia social Demà Aprendiz. A proposta, segundo Vinicius Ribeiro, diretor da Demà, é que a juventude seja uma "nova voz" da justiça climática no estado para representar o que as cidades precisam.

"O Partiu Futuro Reconstrução representa a transformação dessa nova geração gaúcha. Jovens em vulnerabilidade, com problemas seríssimos de infraestrutura que muita gente viveu. Ano passado a gente abriu esse programa, e um ano depois vamos fechar esse primeiro ciclo, trazendo a esses jovens uma nova ideia do que é a justiça climática, da solidariedade, e entender que as novas lideranças climáticas do estado serão feitas a partir desse nível de experiência", afirmou Ribeiro.

Os embaixadores do Partiu Futuro Reconstrução chegaram à Espanha no dia 20 e devem seguir até o dia 27, onde conhecerão ainda, além de Barcelona, a cidade de Valência. Durante esses oito dias, participarão de workshops, visitas de campo em áreas afetadas por desastres climáticos e encontros com conselheiros e agentes políticos.

A proposta é que os estudantes escutem instituições locais sobre práticas inovadoras em clima, juventude e políticas públicas, permitindo que tenham reflexões sobre como inspirar e influenciar soluções para o Rio Grande do Sul.

Os jovens — Evelin Staczak de Oliveira, Lukas Scheibler Kalkman, Nyara Victoria Prudencio Romero, Monica Letícia da Rosa Schmidt e Vitor Eduardo Moraes dos Santos — foram selecionados pelo bom desempenho e engajamento no programa. O Partiu Futuro Reconstrução é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A promoção do intercâmbio é uma ação da Renapsi, através da tecnologia social Demà Aprendiz.