Projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” promove conscientização ecológica para público infantil
CONTEÚDO PATROCINADO
Correio + Conteúdo

Projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” promove conscientização ecológica para público infantil

Crianças de Montenegro e Porto Alegre foram contempladas com distribuição de livros, peças de teatro e oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis

Vitória Miranda

Projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” em apresentação na Rede Calábria, instituição que promove atendimento educacional e socioassistencial em Porto Alegre.

publicidade

Montenegro/RS e Porto Alegre/RS receberam uma ação de conscientização ecológica para crianças. O projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão" fez passagem pelas cidades nos dias 18 a 26 de novembro, com o objetivo de promover peças de teatro, oficinas com materiais recicláveis, além da edição e distribuição de livros de literatura infantil.

A proposta do projeto foi de trazer ecologia e cidadania para as crianças, por meio da criação, produção e circulação de peças de teatro infantil, oficinas de artes plásticas com materiais recicláveis e edição e distribuição de livros de literatura infantil. Tais combinações de atividades visam promover a conscientização ambiental para as crianças, de forma gratuita.

Foram atendidas as seguintes instituições: EMEF Ana Beatriz Lemos, EMEF Walter Belian, Colégio Estadual Ivo Buhler - CIEP, EMEF Décio Martins Costa, EE Cristovão Colombo e Rede Calabria. Ao todo, 1.900 crianças participaram das ações.

“O projeto Lixinho ou Lixão foi incrível pelo fato de falarmos de um assunto muito importante e sério, mas de uma maneira lúdica. Acreditamos muito no teatro como forma de conhecimento e poder ampliar o acesso à informação de uma forma divertida é muito gratificante. O projeto deixa ainda um legado importante: um livro que conta exatamente a história da peça para que os pequenos possam revisitar os personagens e as informações que assistiram ao vivo”, ressalta o diretor da companhia de teatro Arte & Manhas, Leonardo Cassano.

“Em diversas sessões saímos emocionados com o carinho e o afeto das crianças, pois um dos alicerces do projeto é poder levar teatro de qualidade para comunidades que dificilmente recebem um espetáculo teatral. Com todos os desafios possíveis, levamos os mesmos cenários, atores, equipe e estrutura que realizamos nos principais centros urbanos para dentro de regiões extremamente carentes. As oficinas de arte-educação que realizamos depois das apresentações terminam por fixar o assunto e tornam o projeto ainda mais completo”, relembrou a diretora da Arte & Manhas e autora do projeto, Tamires Faustino.

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Lixinho ou lixão: todos têm o seu latão” é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, com a produção da IOS Empreendimentos Culturais LTDA, apoio da Komedi Projetos e Incentivar Produções e o patrocínio da John Deere.

Grupo teatral visitou seis escolas em Montenegro e Porto Alegre, com peça voltada à educação ecológica e cidadã. | Foto: Oscar P. Shneider

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895