Responsabilidade social, inovação e descarbonização compõem estratégia da Braskem no Rio Grande do Sul
Companhia figura como uma das maiores da indústria gaúcha
publicidade
No Rio Grande do Sul, a Braskem é uma das cinco maiores empresas do Estado e gera mais de 6.500 empregos diretos e indiretos. Foi também aqui no estado que nasceu o polietileno renovável, o primeiro plástico de fonte renovável produzido em escala industrial no mundo, conhecido pela marca I'm green™ bio-based. Essa resina é exportada para o mundo todo e utilizada em mais de 200 marcas, gerando reconhecimento, empregos e tributos para o Estado.
Hoje a Braskem é referência mundial em pesquisa e desenvolvimento na área de inovação e tecnologia, contando com 41 unidades em quatro continentes e 400 profissionais dedicados exclusivamente à pesquisa. Honrando a história de 42 anos que a companhia tem no Rio Grande do Sul, a Braskem segue focada em se desenvolver no Pólo Petroquímico de Triunfo.
A estratégia da companhia no Estado inclui iniciativas baseadas em três pilares: Descarbonização, Tecnologia e Inovação e Responsabilidade Social.
DESCARBONIZAÇÃO
No âmbito da descarbonização, a operação gaúcha da companhia está avançando para receber o primeiro sistema de armazenamento de energia (BEES) da empresa que prevê a utilização de baterias de grande porte para substituir parte da geração térmica baseada em fontes não-renováveis.
O projeto prevê a instalação de um bess de 9,5 megawatts (mw) com potencial de atingir uma redução significativa de emissões de CO2 por ano e já teve sua primeira etapa validada tecnicamente. A operação poderá ser iniciada em 2026, caso tenha sucesso na avaliação de viabilidade.
Essa solução permitirá ganhos com a redução da geração de energia interna de base fóssil, garantindo também a confiabilidade elétrica requerida pelo processo petroquímico em eventuais falhas de fornecimento da rede elétrica.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Situado em Triunfo, o Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) é o maior dos centros de tecnologia da Braskem e um dos principais centros de pesquisa em polímeros da América Latina. Algumas das inovações de destaque desenvolvidas no CTI são os produtos renováveis do portfólio I'm green™, como o polietileno renovável.
No CTI também está localizada a Ilha de Economia Circular, encarregada por testar o desempenho das resinas recicladas e desenvolver produtos com foco em desenvolvimento sustentável e de menor impacto ao meio ambiente.
Essa estrutura é um ponto de referência para testes e melhorias voltadas às necessidades dos clientes da Braskem, além de atuar de forma interna com foco em soluções de inovação sustentável, aprimoramento do plástico e desenvolvimento de peças mais leves e mais resistentes.
No 2º semestre de 2023, o CTI passou por uma ampla reforma e desde então os projetos contam com melhorias nos processos, melhorias nas estruturas de trabalho dos colaboradores e novos equipamentos.
Novos equipamentos
Dentre as inovações que passaram a integrar o CTI, está o novo equipamento automatizado para teste de resistência ao impacto. A ferramenta complementa o laboratório automatizado de avaliação de propriedades mecânicas, garantindo menor variabilidade nas medições e maior precisão nas respostas. E também a nova injetora robotizada, que aumenta a capacidade de preparação dos materiais testados.
EVA Reciclado
Em abril, a Braskem também lançou duas novas soluções em EVA, produzidas a partir de matéria-prima reciclada vindas de aparas da indústria calçadista. Uma das soluções traz a possibilidade de usar esse material em chapas que compõem os tatames para academias, palmilhas de tênis e tapetes para yoga. Já o outro produto é destinado à injeção na entressola e unissola de calçados. Essa última solução, além de ser composta por matéria-prima reciclada, contém 30% de resina renovável obtida da cana-de-açúcar.
Classificados como EVA Reciclado (Wenew), os produtos se destacam por serem os primeiros do gênero lançados ao mercado. A pesquisa para tornar essas soluções possíveis foi feita pelo time de Inovação do Centro de Tecnologia e Inovação de Triunfo, em parceria com o Centro de Inovação em Pittsburgh, Pensilvâsnia.
Buscando um lugar de impacto na cadeia de valor da reciclagem, a Braskem tem como objetivo aumentar para 300 mil toneladas por ano a comercialização de produtos com conteúdo reciclado até 2025.
Planta piloto Eteno Verde
Na planta piloto, onde começou o desenvolvimento de tecnologia do eteno verde, a Braskem está em processo constante de análises, testes e pesquisas para a produção de novos materiais sustentáveis.
RESPONSABILIDADE SOCIAL
No aspecto social, a Braskem atua em projetos socioculturais com foco em potencializar as comunidades presentes no entorno de suas operações. Confira abaixo alguns destes projetos que são apenas exemplos da rede de iniciativas sociais da Braskem.
Inovar para Construir
Projeto realizado em parceria com SENAI-RS que tem como objetivo contribuir para a formação profissional de pessoas nas comunidades. Em 2023, foram 60 pessoas formadas no 1º semestre do curso de Construção em Alvenaria e 90 pessoas no 2º semestre. Em 2024, foram abertas 80 vagas para o curso de Instalações Elétricas para Rio Grande, Nova Santa Rita e Montenegro.
Empreendedoras Braskem
Projeto que integra o Programa Nacional de Empreendedorismo da Braskem, que tem como objetivo contribuir para o crescimento sustentável de micros e pequenos negócios conduzidos por mulheres nas comunidades. As mulheres recebem formação para a gestão de negócios, o que inclui mentoria coletiva com profissionais do mercado.
Voltado para moradoras dos municípios de Triunfo, Montenegro e Nova Santa Rita, o programa finalizou mais uma turma de 40 mulheres em 2024. Elas tiveram capacitação totalmente gratuita, que ofereceu uma jornada de 60 horas de atividades para mulheres que desejam empreender ou já possuem algum tipo de negócio. Além de conferir certificado de conclusão do curso, o programa premiou, ainda, as três alunas de maior destaque com um aporte financeiro para ser aplicado no seu negócio.
Edital Braskem Projetos que Transformam
Edital com o objetivo de apoiar projetos de organizações sociais sem fins lucrativos com foco na educação profissional e tecnológica, inclusão social, economia circular e mudanças climáticas. Desde 2022, o Edital Braskem já beneficiou 27 iniciativas e a ideia é aumentar esse número com a nova edição.
Em 2024, os projetos que tiveram foco na reconstrução do RS, nas comunidades do entorno da Braskem foram priorizados na seleção. Os selecionados poderão receber um aporte financeiro de até R$ 50 mil. Áreas atendidas: Triunfo, Montenegro, Nova Santa Rita e Rio Grande.