Ações do Acelera Passo Fundo liberam mais de 240 processos de obras

Ações do Acelera Passo Fundo liberam mais de 240 processos de obras

Além disso, em outra ação, Escritório de Projetos Especiais trabalha com a prospecção de três novos investimentos que devem fomentar a geração de emprego e renda

COLABORE

Pedro Almeida entende como uma evolução necessária e fundamental dos processos públicos

publicidade

Apresentado recentemente pela Prefeitura de Passo Fundo à Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) como uma inovação na gestão pública, o Acelera Passo Fundo tem construído avanços administrativos e possibilitado um diálogo entre as diferentes secretarias da estrutura administrativa municipal. Lançado no início de janeiro, a iniciativa é vista pelo prefeito, Pedro Almeida, como uma evolução necessária e fundamental dos processos públicos.

Para ele, é indispensável garantir celeridade e agilidade na desburocratização dos serviços. “Isso dá condições para quem quer empreender, possa fazer com menos burocracia. Precisamos muito fomentar a geração de emprego e renda e uma das maneiras disso acontecer é reduzindo a demora na liberação dos processos. O Acelera Passo Fundo está atendendo a nossa expectativa e tenho convicção de que teremos ainda novos avanços importantes para confirmar”, avaliou Pedro, complementando que, em pouco mais de 45 dias, em sistema de mutirão, a Secretaria de Obras liberou mais de 240 processos que aguardavam análise.

A partir disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, acredita que o diálogo entre os setores da Prefeitura facilitará a condução de projetos que resultem na abertura de novos postos de trabalho. “Há uma série de ações sendo executadas com a perspectiva de acelerar muitas questões internas. Isso nos ajuda a garantir menos tempo de espera para a tomada concreta de definições que auxiliam os empreendedores”, pontuou ele, citando, por exemplo, a criação de um grupo de trabalho referente a projetos especiais. “Estamos com três projetos de empreendimentos viáveis para serem postos em prática em breve”.

Neste sentido, o Município também trabalha para modernizar as leis de incentivo ao empreendedorismo. “É um grupo de desburocratização que está avaliando a legislação atual para, em seguida, propor avanços e adequações que tornem Passo Fundo uma cidade atrativa para empresas em diferentes setores econômicos e produtivos”, antecipa o secretário, comentando que há muito interesse na atração de start-ups de tecnologia. “Precisamos estar preparados e oferecer condições reais para estes segmentos”.

Plano de Desenvolvimento Rural

Outro avanço do Acelera Passo Fundo é a construção de um amplo diagnóstico sobre o meio rural. “O prefeito nos demandou um estudo sobre as potencialidades e as demandas do agronegócio, envolvendo todas as cadeias de produção. Isso está sendo feito e vai nos permitir agir de forma estratégica”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico, citando que, entre outros pontos, o Plano vai estabelecer investimentos em tecnologia, segurança no campo e infraestrutura. “Nós estamos com vários projetos sendo encaminhados ao Ministério da Agricultura propondo a captação de recursos federais para fazermos as melhorias e os avanços necessários”.

Captação de recursos

O secretário de Desenvolvimento Econômico reforça que a área da captação de recursos também está recebendo atenção da Secretaria. “Vamos buscar junto à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, por exemplo, a destinação de emendas para o Hospital Municipal, porque queremos garantir, além das questões de infraestrutura, melhorias nos serviços ofertados à população”, defendeu Oliveira, dizendo que a avaliação destes 45 dias do Acelera é bastante positiva. “Muito trabalho e resultados obtidos. Entendemos que estamos no caminho certo e o Acelera vai fazer com que possamos dar mais celeridade a estas ações. Mesmo diante de um enorme desafio em saúde pública, precisamos encontrar alternativas para a geração de emprego e renda”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895