Fenadi celebra 130 anos da colonização de Ijuí

Fenadi celebra 130 anos da colonização de Ijuí

A 34ª edição do festival ocorre de forma on-line, até o dia 19 de outubro

COLABORE

Talk show de lançamento da Fenadi Virtual 2020, no dia 12 de outubro, na Unijuí

publicidade

 A União das Etnias de Ijuí promove, até o dia 19 de outubro, a Festa Nacional das Culturas Diversificadas - Fenadi Virtual 2020. É a 34ª edição do evento, a primeira com programação virtual, no site www.etniasijui.com.br. O evento comemora os 130 anos da colonização de Ijuí.

Francisco Emílio Miron Roloff, produtor cultural e coordenador do evento, conta que a organização tentou manter o evento de forma presencial, mas com a evolução da pandemia e a possibilidade de recursos de incentivo à cultura para eventos virtuais, decidiu por apostar neste formato. “Os cozinheiros que produzem os alimentos nas casas étnicas, os historiadores e estudiosos culturais, em sua grande maioria, são de grupos de risco para a Covid-19, o que dificultaria a realização presencial do evento”.

O projeto com recursos de lei de incentivo foi aprovado em 60 dias, com um valor de R$ 650 mil, possibilitando a realização do evento. A Fenadi ocorre todas as noites, das 19h às 22h, no Salão de Atos da Unijuí, mas com acesso para o público através do site do evento. As atividades iniciam com um talk show, uma espécie de programa de televisão, com convidados que debatem um tema central. Após às 21h, ocorrem shows e apresentações artísticas e culturais. Além disso, salas de conteúdo ao vivo entregam conteúdos de gastronomia, palestras e ações de folclore. Um aplicativo de alimentação delivery recebe pedidos e faz entregas de comidas típicas.

Segundo Francisco, a Expointer e a Fenadi foram os únicos eventos gaúchos que foram realizados de forma virtual neste ano de pandemia. Apenas no primeiro dia de evento, foram registrados cinco mil participantes. Na forma presencial, reunia 600 pessoas no palco das etnias do Parque Municipal de Exposições Wanderley Burmann. “Foi a reinvenção do maior evento multiétnico do país”.

O evento encerra no dia 19 de outubro, segunda-feira, feriado municipal alusivo ao aniversário de Ijuí. A cidade foi formada por 41 etnias. Destas, 12 estão presentes no Parque Municipal de Exposições, com suas casas étnicas. São mais de 150 profissionais da cultura envolvidos no evento. “A Fenadi marca a retomada da economia da cultura no estado”, destaca o coordenador.

Foi lançada nas redes sociais a #SomosTodosSomosUm, provocando as pessoas a produzirem um vídeo de até um minuto, de qualquer parte do mundo, falando sobre o tema etnias. Os vídeos serão transmitidos na programação do evento, juntamente de um apanhado histórico de 33 edições de Fenadi, realizado pela organização do evento.

Ijuí deverá receber, ainda neste ano, o título da Capital Nacional das Etnias. O pedido já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e está para aprovação no Senado, que deve avaliar a constitucionalidade da proposta. Depois, segue para sanção do presidente. 


publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895