Projeto de tecnologia na educação atinge milhares de pessoas no Noroeste do Estado

Projeto de tecnologia na educação atinge milhares de pessoas no Noroeste do Estado

Conecta Educação somou mais de 1,2 mil horas de treinamento para mais de mil professores em todas as redes de escolas de Santa Rosa

COLABORE

Projeto mobiliza professores há três anos em Santa Rosa

publicidade

O Conecta Educação é um projeto da Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste do RS (ADNF) que apresentou a professores e gestores educacionais de Santa Rosa, no noroeste gaúcho, a possibilidade de renovarem a sua prática educativa e usarem a tecnologia para envolver os estudantes. Como resultado dos quatros anos de funcionamento das ações foi alcançado mais de mil professores e mais 1,2 mil horas de treinamento foram ministradas. 

A coordenação do Conecta Educação é de Felipe Diesel, CEO da Hey Peppers, grupo de escolas de idiomas de Santa Rosa. Segundo ele, o projeto é um dos maiores do Brasil e foi capaz de atingir números incríveis, impactando cerca de 12 mil alunos de escolas públicas e privadas do município. Felipe ainda reforça sobre todo o empenho dos professores, que atuaram de maneira muito inovadora. Os profissionais de maior destaque foram premiados no Prêmio Conecta Educação 2020. 

Além de Felipe, as ações também foram dirigidas pelo empresário e presidente da ADFN Arthur Lorentz e conduzidas pela Google Innovator Maidi Dalri. De acordo com Arthur, é um projeto que está transformando a educação do município. “Tudo exatamente como projetamos, ou seja, com foco no Empreendedorismo e Inovação Tecnológica”. 

Para Maidi, é preciso mais do que mostrar os recursos digitais e o que se pode fazer com eles. “É preciso construir um novo modelo de pensar e de olhar para as capacidades dos estudantes”. Tendo esse foco, o Conecta Educação se tornou inédito no Brasil, pois atingiu escolas municipais, estaduais, comunitárias, federais e até o Sistema S, contando com o apoio e mobilização de empresas e lideranças. As próximas ações realizadas pelo projeto ainda estão sendo alinhadas, mas a ideia é focar na robótica, programação e no pensamento computacional. 

Alguns dos principais parceiros do Conecta Educação são a Prefeitura de Santa Rosa, SEBRAE, CCL Concreto, Hey Peppers, Sicredi, Unijuí, Topser, AGCO, Procellecorp, Sygo, Tecnika Engenharia Especializada, 14ª Coordenadoria Regional de Educação, Instituto Sinodal Da Paz, Colégio Concórdia, Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Santa Rosa (Apea), Omni Financeira, Cotrirosa, Indumóveis, Colégio Salesiano Dom Bosco, Fema, Sindilojas Noroeste RS, Sindicato das Indústrias de Construção e do Mobiliário do Noroeste do RS (Sinduscom Noroeste RS), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Rosa (SIMMME-SR), Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Santa Rosa (Sintralog), Instituto Federal Farroupilha Campus Santa Rosa e ACISAP.

Como surgiu a iniciativa

Após ser escolhido como coordenador do eixo de educação, empreendedorismo e inovação tecnológica da Agência de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste do RS, organização não-governamental que busca desenvolver as potencialidades da região, Felipe Diesel formou uma equipe de jovens empreendedores. Essa equipe criou um evento que uniu as faculdades e universidades de Santa Rosa e ao longo de uma semana ocorreram palestras na temática da Educação, Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. Após esse evento surgiu o movimento “Conecta”, que levou a outras diversas ações. 

A professora e empreendedora Maidi Dalr também foi essencial na definição das atividades, pois foi nas reuniões entre Maidi e a equipe de Felipe que surgiu a ideia de criar um programa de capacitação para professores com foco no desenvolvimento de uma educação empreendedora e tecnológica. Após todos esses esforços, o Conecta Educação iniciou no ano letivo de 2017 e gerou grandes resultados para a educação Santa Rosa.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895