Rede de Farmácias São João é premiada por sua grande porcentagem de mulheres em cargos de liderança

Rede de Farmácias São João é premiada por sua grande porcentagem de mulheres em cargos de liderança

Empresa foi destaque no Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022 da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo

COLABORE

A gerente de Recursos Humanos, Estefânia Cazarolli, representou a Rede na entrega da premiação

publicidade

Um ambiente de trabalho que busca incluir, valorizar e oferecer oportunidades iguais para pessoas com competências, sem distinção de gênero. Essa é a política empresarial da Rede de Farmácias São João, 4ª maior rede de varejo farmacêutico do país, e que está impulsionando a presença feminina no mercado de trabalho. A empresa, com mais de 15 mil colaboradores e cerca de 70% das funções de liderança ocupadas por mulheres, recebeu, na noite desta segunda-feira (15), o prêmio de Empresa Varejista Brasileira com maior porcentagem de mulheres em cargos de liderança.

A premiação, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), foi realizada durante o Lançamento do Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2022 SBVC, em São Paulo. O ranking anual, que já está na oitava edição, pela primeira vez levantou dados referentes à participação de mulheres nas empresas. Das 300 maiores, 29 têm mais de 50% de participação feminina na força de trabalho e apenas 14 varejistas têm mais de 50% de líderes mulheres.

Com uma caminhada de 11 anos como colaboradora da São João, a gerente de Recursos Humanos, Estefânia Cazarolli, foi a representante da Rede na entrega da premiação. Um exemplo da liderança feminina, Estefânia aproveitou as oportunidades de crescimento dentro da empresa e hoje lidera o setor de Recursos Humanos.

“Somos uma empresa familiar que sempre contou com o apoio e o trabalho das mulheres da família do Sr. Pedro Henrique Brair (a mãe Maria Eloni, a esposa Marilei e a irmã Tatiana). A São João cresceu pautada nestes valores, em uma cultura e propósitos bem definidos, entendendo que homens e mulheres ocupam o mesmo nível de importância. Na São João todos são iguais, todos têm oportunidades e capacidade de crescer, cada um com suas habilidades. O dia a dia do varejo não é fácil, exige disciplina, resiliência e bastante trabalho. Entendemos, com isso, que a diversidade de gênero promove um espaço de troca que desperte o engajamento dos colaboradores para que se realizem e sejam equipes de alta performance”, ressaltou a gerente de Recursos Humanos da Rede de Farmácias São João, Estefânia Cazarolli.

De acordo com o ranking SBVC 2022, o varejo apresentou ótimos índices de participação feminina na base, com desafios de equilibrar o peso à medida em que se escalam os níveis hierárquicos nas organizações. O levantamento também destaca que a diversidade precisa avançar como pauta estratégica em toda sua abrangência e o varejo, por ser grande empregador, pode ter papel ativo e de liderança no processo.

“Ao mesmo tempo, este Ranking traz novas análises, focadas em aspectos que estão se tornando cada vez mais importantes. Um bom exemplo é a presença feminina, tanto no corpo das empresas quanto nas posições de liderança. Pela primeira vez, um ranking de varejo lança luz sobre esse ponto – e os números mostram que tem havido evolução, mas que é possível avançar ainda mais. Questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão se tornarão cada vez mais importantes nas empresas”, afirmou o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra.

Eduardo Terra, presidente da SBVC, lembrou ainda que, para o varejo brasileiro, acelerar essa agenda é uma questão pragmática: quanto mais diversa a empresa, maior sua capacidade de inovação e de entendimento do comportamento de uma base mais ampla de consumidores. “Por uma questão de competitividade, veremos um aumento da importância desse tema nos próximos anos”, reforçou ele.

O levantamento analisa, além da presença feminina, tanto na força de trabalho quanto nas posições de liderança das empresas, aspectos importantes para o desenvolvimento do setor, como a geração de empregos, a evolução dos marketplaces, a governança corporativa e a digitalização dos negócios. Conforme os dados, além da 1ª posição na categoria mulheres na liderança, a São João aparece na 41ª posição do ranking geral das 300 maiores empresas brasileiras. Na comparação com a edição anterior, a Rede ganhou uma posição.

“Oportunizamos homens e mulheres da mesma maneira, buscando contribuir para que todos os nossos colaboradores possam desenvolver a resiliência e a liderança, acreditando sempre na capacidade de crescimento profissional”, finalizou o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Kappaun Brair.

Levantamento completo

O Ranking 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro - edição 2022 foi desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) com apoio técnico da BTR – Educação e Consultoria, Varese Retail e Centro de Estudos e Pesquisas do Varejo (CEPEV-USP). O levantamento completo está disponível no site: sbvc.com.br .

Sobre a Rede São João

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR).  Atualmente são mais de 900 lojas e o compromisso “Cuidar da sua saúde é nossa missão”.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895