Skyglass Canela recebe representantes estaduais de entidades do Meio Ambiente

Skyglass Canela recebe representantes estaduais de entidades do Meio Ambiente

Após explanação sobre os cuidados ambientais para a implantação do parque, o grupo visitou a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Skyglass Canela

COLABORE

Os membros da Abema conheceram as ações sustentáveis da Skyglass Canela

publicidade

O Skyglass Canela recebeu na sexta-feira, dia 5, um grupo de representantes de órgãos ambientais e secretários estaduais de Meio Ambiente. Os membros da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema) conheceram as ações de sustentabilidade desenvolvidas na implantação da primeira plataforma estaiada de aço e vidro da América Latina. Após participar de reunião mensal no Palácio Piratini, em Porto Alegre, a comitiva visitou empresas gaúchas. Além de Canela, conheceram empreendimentos em Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Gramado, Cambará do Sul, Osório e Torres.

O grupo foi recebido pelo diretor geral do Skyglass Canela, Alex Bonaretti, e pelos técnicos responsáveis pelo parque: a bióloga Marilyn Gatelli, o geólogo André Rodrigues, o engenheiro químico José Antônio e o engenheiro ambiental Andriney Tomazi.

Após explanação sobre os cuidados ambientais para a implantação do parque, o grupo visitou a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do Skyglass Canela, que tem um processo completo de desinfecção e limpeza que chega a um produto final inerte classificado como água de reuso. Elaborado pela McLeod Ferreira, empresa referência em tratamento de efluentes no Brasil, o sistema de tratamento é do tipo aeração acelerada com lodos ativados, processo aeróbio de alto rendimento. O procedimento funciona diariamente, de forma progressiva, de carga variável, operando de acordo com o número de visitantes.

Em função da pureza e alta qualidade, a água pode ser utilizada para aplicações como, por exemplo, regar flores e jardins, lavar pátio e logradouros internos e até mesmo nos vasos sanitários em banheiros. “Nós tratamos os efluentes de maneira excepcional, acima do exigido. Desde o projeto inicial, o Skyglass Canela foi concebido de forma a proteger o meio ambiente. Conscientes da escassez dos recursos hídricos, conseguimos produzir o melhor em tratamento de efluentes e reutilizar esse recurso de forma sustentável. Assim, nos posicionamos como referência de como atuar, dentro de uma área de proteção permanente (APP), respeitando a natureza e seus recursos naturais”, destaca o diretor Alex Bonareti.

Em dois anos de estudos para a execução do projeto, o Skyglass Canela procurou agregar tecnologia e sustentabilidade ao Vale da Ferradura. O equipamento turístico nasceu com os compromissos de preservar a natureza e contribuir com o monitoramento da fauna. Além de um sistema de tratamento de esgoto com 98% de pureza da água, as árvores são protegidas. As pedras e terras escavadas permaneceram na região, sendo reaproveitadas na própria obra. O alicerce da plataforma foi erguido com o mínimo de impacto possível na vegetação.

O Skyglass Canela destaca seu compromisso e responsabilidade ambiental de forma bastante visível na comunicação interna durante a visitação ao parque, que funciona diariamente das 9h às 18h. Mais informações em www.skyglasscanela.com.br


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895