O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) retoma, a partir desta terça-feira, análises de diagnóstico para brucelose bovina, raiva e certificação de granjas de reprodutores suínos. As amostras serão recebidas, de forma provisória, na sede da Secretaria da Agricultura, pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. O prédio está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1384.
O serviço foi interrompido por cerca de 30 dias, pois o IPVDF localiza-se em Eldorado do Sul, município quase 100% submerso pela enchente. O reestabelecimento foi viabilizado pelo governo de São Paulo, que doou os insumos necessários.
“Estes exames representam cerca de 90% das análises realizadas pelo IPVDF, o que corresponde a cerca de 45 mil análises por ano”, destaca o diretor adjunto do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapi, Vilar Ricardo Gewehr.
Com isso, a Seapi volta a realizar os exames sanitários exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A projeção é que, em dez dias, sejam retomados os exames de biocarrapaticidograma, mas o atendimento total será retomado somente com a chegada de insumos e a higienização total dos laboratórios.
Informações complementares podem ser obtidas no WhatsApp(51) 98683-4297.