Direto ao Ponto

Desidério Finamor retoma diagnósticos veterinários em endereço provisório

Amostras são recebidas na Secretaria da Agricultura, em Porto Alegre, após enchente atingir sede do instituto de pesquisa em Eldorado do Sul

Insumos para realização das análises foram doados pelo governo de São Paulo
Insumos para realização das análises foram doados pelo governo de São Paulo Foto : Fernando Dias / Seapi / CP

O Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) retoma, a partir desta terça-feira, análises de diagnóstico para brucelose bovina, raiva e certificação de granjas de reprodutores suínos. As amostras serão recebidas, de forma provisória, na sede da Secretaria da Agricultura, pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em Porto Alegre. O prédio está localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 1384.

O serviço foi interrompido por cerca de 30 dias, pois o IPVDF localiza-se em Eldorado do Sul, município quase 100% submerso pela enchente. O reestabelecimento foi viabilizado pelo governo de São Paulo, que doou os insumos necessários.

“Estes exames representam cerca de 90% das análises realizadas pelo IPVDF, o que corresponde a cerca de 45 mil análises por ano”, destaca o diretor adjunto do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária (DDPA), da Seapi, Vilar Ricardo Gewehr.

Com isso, a Seapi volta a realizar os exames sanitários exigidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A projeção é que, em dez dias, sejam retomados os exames de biocarrapaticidograma, mas o atendimento total será retomado somente com a chegada de insumos e a higienização total dos laboratórios.

Informações complementares podem ser obtidas no WhatsApp(51) 98683-4297.

Mais Lidas