A primeira taça da temporada

A primeira taça da temporada

Em um duelo particular entre paulistas, Palmeiras e São Paulo disputam neste domingo o título da Supercopa Rei

Atacante Calleri, do São Paulo, no jogo contra o Corinthians, pelo Paulistão 2024

Por
Chico Izidro

Neste domingo será disputada mais uma edição da agora ex-Supercopa do Brasil. A partir desta temporada, o torneio criado em 1990 pela CBF, passará a se chamar Supercopa Rei, para homenagear Pelé, morto em dezembro de 2022. Neste ano, Palmeiras e São Paulo se enfrentam no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 16h, na sétima edição do torneio, que cruza o campeão do Brasileiro com o vencedor da Copa do Brasil, ambos do ano anterior.

“O Pelé merece todas as homenagens. O seu legado será sempre reverenciado pela CBF. A Supercopa Rei é uma maneira de dar mais importância para a competição, que abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro e já caiu no gosto nosso torcedor”, declarou Ednaldo Rodrigues, presidente da entidade que rege o futebol no país.

A decisão será em final única e em caso de empate no tempo normal, o título será definido através dos pênaltis. O Palmeiras é o atual campeão brasileiro e o São Paulo o vencedor da Copa do Brasil. Em caso de vitória, o Verdão vai se igualar ao Flamengo como maior campeão da Supercopa, com dois títulos cada. O São Paulo ainda não venceu o torneio.

O Grêmio detém a honra de ter sido o primeiro campeão da Supercopa, quando venceu a primeira edição em 1990. No ano anterior, o Tricolor ganhou a Copa do Brasil, que era disputada pela primeira vez, ao bater o Sport. O adversário dos gremistas foi o Vasco, que em 1989 havia conquistado o Brasileirão batendo o São Paulo.

Com poucas datas no calendário, a CBF aproveitou que os dois times eram os representantes do país na Libertadores, e decidiu que a Supercopa do Brasil seria realizada nas datas coincidindo com a fase de grupos do torneio continental. No jogo de ida, realizado em 14 de março de 1990, o Grêmio venceu por 2 a 0, com gols de Nilson e Darci. A partida de volta aconteceu em 18 de abril, em São Januário, terminando empatada em 0 a 0. Assim, o título ficou nas mãos dos gaúchos. Detalhe: os dois times estavam no Grupo 5 da Libertadores ao lado dos paraguaios Olimpia e Cerro Porteño, que avançaram de fase junto com os cariocas. O Grêmio acabou eliminado na lanterna da chave, sendo sua única vitória diante do Vasco.

A Supercopa do Brasil voltaria a ser disputada no ano seguinte. E daquela vez a briga foi entre os times de maiores torcidas do país, Corinthians, que era o campeão do Brasileirão de 1990, e o Flamengo, vencedor da Copa do Brasil de 1990. Nessa segunda edição, em 1991, o confronto foi em partida única, na cidade do ganhador do Brasileirão. Desta forma, a partida ocorreu no Morumbi, em 27 de janeiro e o Timão ganhou por 1 a 0. O gol foi marcado por Neto.

Verdão foi o campeão no ano passado e agora tenta repetir a conquista

Depois da edição disputada em 1991, a competição entrou em hiato por alegadas faltas de datas e desinteresse do público. Ela voltaria ao calendário somente 28 anos depois, em 2020, confrontando o Flamengo, campeão do Brasileirão, e o Athletico Paranaense, detentor da Copa do Brasil, que jogaram em 16 de fevereiro, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. E no embate entre os rubro-negros, melhor para os cariocas, que levantaram a taça ao fazerem um placar de 3 a 0. Marcaram os gols para os cariocas Bruno Henrique, Gabigol e De Arrascaeta. Na premiação, o campeão ganhou R$ 5 milhões, enquanto que o vice embolsou R$ 2 milhões.

A quarta edição da Supercopa aconteceu em 11 de abril de 2021, e teve como adversários o Flamengo, campeão do Brasileirão de 2020, e o Palmeiras, ganhador da Copa do Brasil da temporada anterior. A partida foi disputada novamente no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Depois de empate em 2 a 2 no tempo normal, com gols de Gabigol e De Arrascaeta para os cariocas e Raphael Veiga, duas vezes, para os paulistas, a decisão do título foi para os pênaltis, e os rubro-negros se saíram melhor, vencendo por 6 a 5 e garantindo o bicampeonato da competição.

Em 2022, novamente o Flamengo entrou na disputa da Supercopa na condição de vice-campeão do Brasileirão de 2021, já que o adversário da vez, o Atlético Mineiro, no ano anterior havia acabado com um jejum de 50 anos ao ganhar o Brasileirão e também conquistado a Copa do Brasil. O palco da partida foi a Arena Pantanal, em Cuiabá, capital do Mato Grosso, no dia 20 de fevereiro. E como em 2021, novamente o jogo terminou empatado em 2 a 2. O Galo marcou seus gols através de Nacho Fernández e Hulk, e o Rubro-Negro com Gabigol e Bruno Henrique. Nos pênaltis, vitória dos mineiros por 8 a 7.

No ano passado, e pela quarta vez consecutiva, a Supercopa teve o Flamengo como finalista, como detentor da Copa do Brasil de 2022 e o Palmeiras na condição de campeão brasileiro. O Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi o palco da partida em 28 de janeiro de 2023. E o vencedor acabou sendo o Verdão, que ganhou por 4 a 3, com gols de Raphael Veiga, duas vezes, e Gabriel Menino, duas vezes. O Mengão descontou através de Gabigol, duas vezes, e Pedro. Esta foi a primeira vez que o Alviverde ficou com a taça do torneio.

Palmeiras campeão da Supercopa do Brasil 2023 | Foto: Cesar Greco / Palmeiras / CP

OS CAMPEÕES

  • Flamengo - 2 títulos (2020 e 2021)

  • Palmeiras - 1 (2023)

  • Grêmio - 1 (1990)

  • Corinthians - 1 (1991)

  • Atlético-MG - 1 (2022)

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895