Agora é reta final mesmo. Faltam poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, concurso aguardado com imensa expectativa por milhões de candidatos no país. Os inscritos no Enem devem aproveitar este último fim de semana para se organizar para a prova. Saber local do exame (quem sabe, até, verificar tempo de deslocamento) e obter a confirmação do Ministério da Educação (MEC) sobre os dados pessoais informados são preparativos importantes.
Os estudos podem ser, agora, revisados, com simulados, aulas de reforço e retomada de disciplinas que geram maior preocupação ou dúvidas ao candidato. Para este Enem 2023, o MEC disponibilizou aos inscritos, desde o dia 24/10, o Cartão de Confirmação. Neste documento, constam número de inscrição, data, hora e local das provas. E o cartão também informa sobre eventuais necessidades de atendimento especializado a ser prestado. O acesso é feito na Página do Participante, por meio de um login único da plataforma gov.br. Mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) alerta que, caso o participante não lembre a senha da conta que foi cadastrada, é possível recuperá-la. Para isso, precisa acessar a página acesso.gov.br, digitar o CPF, clicar em “Avançar” e selecionar a opção “Esqueci minha senha”.
Provas
O Enem 2023 será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia de prova – que acontecerá no próximo domingo, em 5 de novembro –, os alunos terão que elaborar uma Redação, com um tema específico. E ainda farão as provas de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas. Já no segundo dia do exame, no domingo de 12 de novembro, serão as provas de Matemática e Ciências da Natureza.
As notas permitem que o estudante concorra a vagas em instituições de Ensino Superior público no país, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). E oportunizam que o participante concorra a bolsas de estudo em instituições privadas brasileiras de Ensino Superior, via Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, o aluno pode buscar apoio com benefício federal, em recursos disponibilizados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). E, ainda, com a nota, o participante do Enem poderá usar seu escore para concorrer a vagas em instituições estrangeiras, como em Portugal, que têm convênio com o Inep.
Estudo
Diversas oportunidades de estudo são oferecidas gratuitamente para ajudar estudantes a se prepararem para as provas. Atualmente, então, com a facilidade de ferramentas e dispositivos remotos, o candidato pode ter reforço, em disciplinas e conteúdos, com maior facilidade. E são disponibilizadas desde o próprio MEC, até plataformas e serviços on-line diversos. Para a Redação, o MEC oferece a Cartilha do Participante com informações sobre a Matriz de Referência dessa prova. E o material ainda traz amostras comentadas de redações anteriores, que receberam a pontuação máxima no Exame – mil pontos – no Enem 2022.
Entre dicas de vésperas de exame, é importante que o candidato verifique o edital do Enem, para estar ciente dos informes oficiais; cuide bem os horários e locais de prova, calculando o deslocamento; separar documentação e materiais que precisará usar ou levar para prova; organizar horários fixos para estudar diariamente e assegurar repouso na rotina, distribuindo o tempo para estudar as disciplinas.
Acessos de estudos
- UniCesumar: Disponibiliza o curso “Enem Gratuito”, que reúne conteúdos com maior probabilidade de cair no Exame. Traz aulas exclusivas, resumos e simulados. Trabalha com estudos de modo extensivo, semiextensivo e intensivo. E os vestibulandos podem aperfeiçoar conhecimentos, com cronograma estratégico de estudos.
- Sistema Positivo: Nos dias 31/10 e 8/11, às 10h, o Sistema Positivo de Ensino transmitirá, ao vivo, 2 aulões gratuitos e on-line de revisão dos conteúdos abordados no Enem. No 1ºdia, conteúdos de Linguagens, Redação e Ciências Humanas. E no 2º, Matemática e Ciências da Natureza.
- Professor Ferretto: Inscrições abertas e gratuitas para aulas via Plataforma Professor Ferretto, com foco na preparação para vestibulares e Enem. Pelo cronograma, as aulas de Ciências Humanas e Linguagens acontecerão do dia 30/10 a 3/11; e as de Ciências da Natureza e Matemática, de 6/11 a 10/11. E a plataforma ainda lista pontos imprescindíveis em cada disciplina. Os conteúdos serão transmitidos no Youtube, a partir das 14h. Inscrições até 5 de novembro.
- FTD Educação: O portal disponibiliza recursos gamificados, podcasts, videoaulas ao vivo, temas de redação e outros materiais de preparação para o Enem. Acesso gratuito à FTD Resolve; e Conteúdo Aberto, da FTD Educação.
Cultura Inglesa: Oferecidos em formato 100% digital, os cursos da Faculdade Cultura Inglesa preparam para as provas de Inglês, Português e Literatura do Enem. E ainda têm orientações específicas a cada teste.