Férias unem diversão e sustentabilidade

Férias unem diversão e sustentabilidade

Atrações ao ar livre, espalhadas por todo o Estado, aliam o período de recesso escolar com Educação Ambiental. Visita a fazendas, parques, brincadeiras com jogos coloniais e práticas de esportes são algumas das alternativas

Fazenda em Viamão proporciona momentos de diversão e contato com a natureza

Por
Ana Julia Zanotto

Para sair da frente das telas, brincar ao ar livre e respirar ar puro, as atividades de férias em contato com a natureza são belas alternativas. No interior do Estado e na Região Metropolitana, a programação é diversa e destinada a todas as idades. E entrar em contato com o meio ambiente também é uma oportunidade para aprender mais sobre sustentabilidade e preservação.

Na sexta-feira (26/1), Dia Mundial da Educação Ambiental, a data lembra e destaca a importância do cuidado com o Planeta. E para desenvolver hábitos mais ligados ao meio, a Quinta da Estância, fazenda referência em Turismo Ecológico, localizada em Viamão, possui itinerários variados e projetos destinados ao público.

Desde 1992, o local trabalha com foco em experiências educacionais, para estudantes de todos os níveis, junto à natureza. O sócio diretor Rafael Goelzer explica que as iniciativas se traduzem em projetos práticos que, além de preservarem o meio ambiente, se tornam grandes ferramentas de educação ambiental.

Entre as propostas oferecidas estão as trilhas ecológicas com acompanhamento de biólogos e veterinários, para que os visitantes conheçam mais da fauna e flora do RS. E há visitação ao criadouro conservacionista do local, elaborado em parceria com Ibama, Polícia Federal, Brigada Ambiental e Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado. Neste espaço, desde 1996, já foram recuperados mais de 8 mil animais silvestres do tráfico de animais.

Rafael detalha que o local possui uma equipe com 60 professores especializados em atividades vinculadas à educação ambiental. Assim, durante as visitações, é possível ter uma experiência de imersão com os animais, proporcionando maior sensibilização ambiental.

O lugar também conta com acessibilidade, pracinha adaptada para crianças com deficiência, e, desde 2017, com o projeto “Trilha para Todos”. Se trata de uma trilha ecológica com acessibilidade para cadeiras de rodas, para pessoas de baixa mobilidade; e tem monitoria em Libras, linha guia e audiodescrição. Contato para agendar visitações em: (51) 99544-0611 (WhatsApp).

Outra fazenda em Viamão disponível ao público é a Estância das Oliveiras. O olival, localizado a 28km da Capital, possui atrações gastronômicas, passeios e recreação para crianças.

Na Serra Gaúcha, as programações também contemplam todas as idades. O Festival Téti, em parceria com a Festa da Uva, terá evento especial no interior de Caxias do Sul, com jogos coloniais, em oito locais da cidade, promovido aos finais de semana, até 3 de março. E haverá atividades com música, dança e passeios guiados. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e devem ser feitas via Instagram (@festivalteti).

A Universidade de Caxias do Sul (UCS) também terá atividades lúdicas e esportivas em janeiro e fevereiro. A programação será dividida em duas etapas: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro; e de 5 a 9 de fevereiro. As inscrições para a Colônia de Férias envolvem pacotes semanais ou diários, destinados à faixa etária de 6 a 13 anos. E acontecem das 13h às 18h, na Vila Poliesportiva da UCS, no campus sede (rua Francisco Getúlio Vargas). Inscrição presencial, a partir de ficha pessoal entregue na Vila Poliesportiva.

Em Bento Gonçalves, o Parque Casa na Árvore, localizado no roteiro Caminhos de Pedra (estrada Joaquim Cantelli, 180), é voltado ao público infantil, mas atrai pessoas de todas as idades. Além das casas de madeira distribuídas nas árvores do parque, entre as atrações há mini trilha na mata, casa de brinquedos, jogos interativos, loja de artesanato, brinquedos de madeira e apresentação da mini maquete dos marceneiros. Também tem muito espaço para piquenique, e há local para venda de bebidas, salgadinhos, picolés e sorvetes. É permitida a entrada com alimentos. Mais dados pelo Instagram (@parquecasanaarvore).

Já a Rede de Colégios Maristas está com programações para estudantes e também para crianças de outras escolas, interessadas em participar de uma colônia de férias. As atividades acontecem em Passo Fundo, Porto Alegre, Erechim, Santa Maria e Santa Cruz do Sul. Verificar os cronogramas e as atrações previstas em cada Unidade Marista pelo site.

Atrações típicas da estação

  • Parque do Caracol, em Canela: Espaço com gastronomia, mirantes e contato com a natureza.
  • Pisa das Uvas, em Bento Gonçalves: Com um turismo inspirado nos imigrantes italianos, os visitantes podem participar da pisa das uvas. Ocorre durante a temporada da Vindima (colheita da uva), entre janeiro e março.
  • Parque Olivas, em Gramado: Possui opções de passeios, happy hour com música e gastronomia.
  • Itapema Park, em Viamão: Oportunidade para se divertir em piscinas e toboáguas, aproveitando os dias de calor.
  • Parque das Águas, em Viamão: Opção com piscinas e brinquedos aquáticos.

*Supervisão de Maria José Vasconcelos

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895