Jogo diverte e ensina

Jogo diverte e ensina

Com ênfase em aliar pedagogia e lúdico, o objetivo tem sido promover maior engajamento e interesse de estudantes

Por
Maria José Vasconcelos

O coronavírus impôs uma nova realidade mundial, de distanciamento social e medidas de segurança, que, na área educacional, fortaleceram o ensino remoto. O contexto exigiu, assim, transformação imediata para oferecer conteúdos educacionais. Contudo, não envolve a mera transposição do ensino presencial para o virtual. E não se trata de apenas gravar vídeos ou produzir apresentações, mas de moldar conteúdo para diferentes mídias. Muitas são as iniciativas que têm se construído na linha de jogos educativos em criação, adaptação ou uso no meio escolar ou acadêmico. E, neste ano, muitos jogos e competições precisaram ser ajustados para a modalidade virtual devido à pandemia.

Jergs 2020

A edição comemorativa aos 50 anos dos Jogos Escolares do RS (Jergs 2020) foi marcada pelo fato, inédito, de ser realizada somente em formato on-line e modalidade xadrez, em razão do coronavírus. A competição entre estudantes das escolas públicas estaduais, promovida em parceria com o Serviço Social do Comércio do RS (Sesc-RS), teve mais de 700 inscritos e a disputa final dos classificados regionais foi no último dia 6/12. Além de promover integração escolar e talentos, os já tradicionais jogos mobilizam alunos e professores gaúchos em saudável atividade esportivo-educativa. Neste ano, o campeonato ocorreu dentro do site www.lichess.org, com torneios de xadrez, feminino e masculino, para alunos de 11 a 18 anos, distribuídos em categorias Mirim, Infantil, Juvenil e a categoria Professores, com gênero e idade livres. Ver classificados aqui

41º JUGs

O acadêmico Denian Pedroso, 25 anos, foi o vencedor na modalidade xadrez nos Jogos Universitários Gaúchos (41º JUGs) 2020, cuja etapa final ocorreu no último dia 28/11. Ele conquistou, invicto, o título de campeão de xadrez dos JUGs 2020. “Estou muito feliz com a conquista inédita, já que, pela primeira vez, participei dos Jogos Universitários Gaúchos, justamente no meu último ano de graduação. Este ano, o torneio precisou ser on-line, o que não tirou o brilho do evento, que teve participação de fortes jogadores de todos os cantos do Estado”, comemorou Denian. Com o êxito, a Faccat (Faculdades Integradas de Taquara), onde estuda, recebeu o Troféu de 1º lugar. Para o diretor-geral da Faccat, Delmar Backes, a conquista do Denian não é uma surpresa, porque todos conhecem a dedicação e a capacidade de concentração deste aluno. “Cumprimentamos pela vitória. Esses jogos são importantes para todos os jovens e são um acréscimo para as atividades acadêmicas”, argumenta Delmar.

A Federação Universitária Gaúcha de Esportes (Fuge), organizadora dos jogos, aponta que a finalidade do evento é promover a integração das Instituições de Ensino Superior (IES) através de atividades desportivas, além desenvolver o intercâmbio desportivo e estimular o congraçamento entre universitários, visando seu desenvolvimento integral. Neste ano, com competições apenas de modo virtual, foram só dois esportes: xadrez e futebol virtual (Fifa). Uma das propostas do evento foi movimentar o cenário esportivo universitário durante o período de quarentena. Denian cursa o último semestre de psicologia na Faccat, é professor de xadrez em escolas de Igrejinha, presidente do Clube de Xadrez Igrejinhense, acumula medalhas, troféus e é pentacampeão de xadrez no Vale do Paranhana.

Entretenimento e games

Na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, acadêmicos do curso de jogos digitais foram premiados no XIX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2020, em novembro último. Eles venceram na categoria Melhor Jogo de Estudante – júri técnico, com o Enso, um jogo 2D de ação top-down, com foco em combate entre samurais. A equipe foi composta por Leonardo Tomazi de Souza, Cauê Cortes e Lucas Postai, contando, ainda, com a colaboração de Vinícius Crestani, graduado em jogos digitais pela Feevale. Além do Enso, o jogo System Aimed for Salvation, também produzido por alunos da Feevale, ficou entre os finalistas no simpósio, na mesma categoria, sendo integrado por Lucas Mello, Artur Pizetta, Ramon Stangherlin e Felipe Schmidt. E os professores Débora Barbosa, João Mossmann e Caroline Cardoso ficaram em 1º lugar nas atividades da Trilha de Educação, com o artigo “Estimulação do controle inibitório em crianças no ambiente escolar a partir de jogos digitais”. 

O SBGames é importante evento de games e entretenimento digital da América Latina. Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), recebe cientistas, artistas, designers, professores e alunos de instituições de ensino e centros de pesquisa e da indústria de jogos. Em 2020, o SBGames foi organizado pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE) e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). 

Diversão e saúde

Para além do escolar, produções acadêmicas e uso de jogos têm atendido também questões sociais e comunitárias. Assim, por meio de Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Centro Universitário Uniritter (campi em Porto Alegre e Canoas), o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) lançou dois jogos digitais e um na versão analógica do Jogo da Geladeira. O objetivo é orientar crianças, entre 5 e 8 anos, a guardarem corretamente os alimentos no refrigerador, evitando que estraguem e se tornem impróprios ao consumo. E podem, ainda, ser usados por escolas e público em geral. Conforme a chefe da Divisão de Vigilância Sanitária do Cevs, Rosangela Sobieszczanski, “a ideia dos jogos infantis é fazer com que as crianças despertem para a adoção de medidas de proteção sanitária para um cuidado individual e coletivo da saúde. Já os jogos para capacitação são importantes por serem uma forma simples, rápida e divertida de aprender, podendo ser acessados por técnicos da área de vigilância e consumidores”. 

O jogo Quiz do Sangue traz perguntas, com respostas de verdadeiro e falso, abordando “Boas Práticas no Ciclo do Sangue”. É destinado a profissionais de saúde, mas pode ser acessado pelo público aqui. Já o Quiz sobre gestão de qualidade, de uso interno, é para capacitação profissional. Participaram do desenvolvimento desses jogos Arthur de Oliveira, Bruno Bandeira, Luan Moser e Lucas Schefer, sob coordenação de Rosangela, da Comissão de Desenvolvimento de Jogos Digitais e Analógicos do Cevs e do curso de Jogos Digitais da Uniritter.

Câncer infantojuvenil em jogo

Imagem: Reprodução/Universidade Feevale/CP

O jogo “Educa+Saúde”, lançado em setembro, mês dedicado à sensibilização ao câncer infantojuvenil, foi criado pela Universidade Feevale/NH, voltado a disseminar conhecimentos sobre o diagnóstico precoce da doença. O projeto é fruto de parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb/BA), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/RJ). A coordenadora do projeto, Débora Barbosa, explica que o game foi aplicado junto a profissionais da rede municipal de saúde de Novo Hamburgo e da instituição AMO Criança e para professores de escolas públicas do Vale do Rio dos Sinos e de classes hospitalares da região de Salvador (BA). O jogo, que funciona tanto em celulares com sistema Android como em computadores, pode ser baixado gratuitamente. Possui narrativa em formato de história visual, que passa por duas jornadas distintas, cada uma ligada aos dois tipos de câncer infantil mais frequentes no Brasil: leucemia e sistema nervoso central, respectivamente. Na 1ª fase, o jogador acompanha o dia a dia de uma escola e de profissionais da saúde, como agentes comunitários e médicos de UBSs. E na 2ª fase, é possível conhecer o cotidiano de profissionais de saúde e de uma família que tem uma criança acometida de câncer no sistema nervoso central. Conforme a professora Débora, é proposto ao jogador que se conscientize dos sinais relacionados ao câncer infantil, para compreender como essa doença se manifesta na convivência. Acesso aqui.

Competições

USP Game Link: Mostra de jogos e palestras com veteranos da indústria dos games. Organizado pelo grupo de jogos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, o 3 USP Game Link ocorreu nos dias 11 e 12/12. Criado para integrar a comunidade de desenvolvimento de jogos, aberto a interessados, gratuito e on-line, reúne representantes da universidade e da indústria, desenvolvedores independentes, entusiastas e jogadores. Promove mostra de jogos, trabalhos de alunos, conta com palestras e convidados do setor, além de disponibilizar jogos. Dados: FellowshipoftheGame.

Copa Brasil: Desafios matemáticos alinhados à BNCC, por meio de quizzes, games e com premiações, fazem parte da Copa Brasil, tradicional torneio on-line de matemática no país. O evento reúne, anualmente, mais de 200 escolas públicas e privadas, de todos os níveis de ensino. Neste ano, a 6ª Copa Brasil de Matemática Mangahigh ocorreu em maio. Em contexto de isolamento social e necessidade de motivar estudos, o uso de ferramentas tecnológicas, interessantes e lúdicas, usando o recurso da gamificação, tem sido grande aliado no aprendizado ativo e efetivo. Além disso, o torneio oportuniza unificar a escola em prol de um mesmo objetivo, desenvolvendo competências socioemocionais, como espírito de colaboração, autonomia e comprometimento. Detalhes aqui.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895