Esportes

Última rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas promete tensão na noite desta terça-feira

Seis seleções brigam por três vagas diretas e uma na repescagem

Uruguai, de Suárez, tem situação mais tranquila nas Eliminatórias
Uruguai, de Suárez, tem situação mais tranquila nas Eliminatórias Foto : AUF / Twitter / CP
Se para o Brasil a última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas vale apenas para encerrar a participação com chave de ouro em frente a sua torcida, outras seis seleções entram em campo na noite desta terça-feira em busca da classificação para a Copa do Mundo. Entre elas está a Argentina de Lionel Messi, que precisa vencer o Equador em Quito para ao menos se garantir na repescagem.

A melhor situação é do Uruguai. Segundo colocado com 28 pontos, basta para a Celeste um empate com a vice-lanterna Bolívia em Montevidéu para garantir a vaga. A última vez que os uruguaios se classificaram para uma Copa do Mundo sem necessidade de repescagem foi em 1990.

Mais abaixo na tabela das Eliminatórias, a briga promete ser emocionante na última rodada. O Chile - terceiro com os mesmos 26 pontos da Colômbia, mas com vantagem no número de gols marcados - encara o Brasil. Para não depender de resultado paralelo, os chilenos precisam vencer a equipe comandada por Tite nesta noite em São Paulo. Vale lembrar que a Seleção Brasileira jamais perdeu um jogo como mandante em Eliminatórias.

Já Colômbia e Peru farão um confronto direto pela vaga em Lima. O vencedor da partida estará garantido no Mundial enquanto o perdedor terá de torcer contra Argentina e Paraguai. Se houver empate, há possibilidade das duas seleções classificarem para a Copa, mas também ambas podem ser eliminadas.

Drama argentino na última rodada


Favorita a uma classificação tranquila para a Copa do Mundo no começo das Eliminatórias, a Argentina chega na última rodada em situação complicada. A atual vice-campeão mundial é apenas sexta colocada e precisa vencer o Equador na altitude de Quito para não depender de outros resultados para seguir na briga por vaga no Mundial. Os três pontos garantem os argentinos pelo menos na repescagem para enfrentar a Nova Zelândia.

Para classificar direto ao Mundial, a Argentina dependerá de resultados paralelos. Além de vencer, a seleção comandada por Jorge Sampaoli precisará de um empate entre Colômbia e Peru ou de um tropeço do Chile contra o Brasil. A Argentina pode se classificar com empate ou até derrota, mas em combinações de resultados pouco prováveis.

O histórico não está a favor da Argentina. Os argentinos vencerem o Equador em Quito apenas uma vez, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002. O craque Lionel Messi não costuma se dar bem na altitude. Desde que estreou com a camisa da seleção, ele marcou apenas um gol em jogos na altura. Foi diante da Colômbia, em Bogotá, em 2007.

Em situação pior que a Argentina na briga está apenas o Paraguai. Apesar de enfrentar a lanterna Venezuela em Assunção, os paraguaios não dependem apenas de si. Para ir à Rússia, a seleção paraguaia precisa, além da vitória, torcer para que haja um vencedor em Peru x Colômbia e que a Argentina não supere o Equador. Todos os jogos estão marcados para as 20h30min desta terça-feira.

O que cada seleção precisa:

Uruguai
Se vencer a Bolívia ou empatar, está classificado. Se perder, só não fica com a vaga direta caso Chile e Colômbia vençam, além da Argentina vencer de goleada e o próprio Uruguai perder de goleada. Neste caso, disputaria a repescagem.

Chile
Se vencer o Brasil, está classificado. Se empatar, na pior das hipóteses, está na repescagem. Do contrário, torce por um tropeço da Argentina e/ou por um vencedor entre Peru e Colômbia.

Colômbia

Se vencer o Peru, está classificada. Se empatar, torce por um tropeço da Argentina para ficar com a vaga direta, mas está pelo menos na repescagem. Se perder e a Argentina vencer, está fora da Copa.

Peru
Se vencer, está na Copa. Se empatar e a Argentina não vencer o Equador, vai à repescagem. Se perder, então a Argentina sequer pode empatar.

Argentina
Em caso de vitória, na pior das hipóteses está na repescagem. Mas pode conseguir a vaga direta caso vença e o Chile não vença o Brasil e/ou Peru e Colômbia empatarem. Se empatar, torce para que a Colômbia vença o Peru e o Paraguai não supere a Venezuela, então iria para a repescagem. Se perder para o Equador, precisa torcer para o Peru perder para a Colômbia por um placar maior que sua derrota e para o Paraguai não vencer a Venezuela.

Paraguai

Precisa vencer a Venezuela e ainda torcer por um tropeço da Argentina diante dos equatorianos para ir à repescagem. Para a vaga direta, precisa, além da vitória e do tropeço da Argentina, que o Brasil vença o Chile.

Última rodada das Eliminatórias Sul-Americanas:

Brasil x Chile
Argentina x Equador
Uruguai x Bolívia
Peru x Colômbia
Paraguai x Venezuela