Acordo garante hipismo das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Acordo garante hipismo das Olimpíadas no Rio de Janeiro

Demora do Ministério da Agricultura com os protocolos sanitários para vinda de cavalos do exterior estava dificultando acerto

AE

publicidade

O Brasil e a União Europeia chegaram nesta sexta-feira a um acordo que deve acabar com as barreiras para que as provas de hipismo dos Jogos Olímpicos de 2016 sejam realizadas no País. A demora do Ministério da Agricultura em acertar os protocolos sanitários para a vinda dos cavalos do exterior fez a Federação Internacional de Hipismo (FEI, na sigla em inglês) especular transferir as competições para os Estados Unidos ou  para a Europa.

Para esta sexta-feira estava prevista uma reunião em Bruxelas (Bélgica), onde representantes dos Ministérios do Esporte e da Agricultura, da União Europeia e da APO discutiriam a aprovação de um modelo de certificação veterinária internacional que permitiria aos animais saírem do Brasil e serem aceitos em outros países sem restrições sanitárias.

Em entrevista à agência de notícias The Associated Press, o presidente interino da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcelo Pedroso, disse que as normas europeias para transporte de cavalos ao exterior serão aceitas no Rio-2016. "Ao resolver esse assunto com a União Europeia, estamos tratando da maioria dos 300 cavalos que estarão nos Jogos Olímpicos. Primeiro aceitamos as regulações do Mercosul e formulamos regulações especiais para os Jogos Olímpicos. Com esta terceira alternativa que acertamos, podemos receber os cavalos europeus e os que já competem na Europa", explicou Pedroso. Maiores detalhes do acordo devem ser revelados apenas na semana que vem.

Há três semanas, o presidente da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), Luiz Roberto Giugni, revelou que o Brasil corria o risco de ver a sede de hipismo sair do País. "Já existe plano B e C. A competição poderá ser em outro país", disse. 

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895