Após 12 empates, campeão mundial de xadrez será conhecido nesta quarta

Após 12 empates, campeão mundial de xadrez será conhecido nesta quarta

Noruguês Magnus Carlsen e americano Fabiano Caruana disputarão jogos rápidos no tie-break

AE

Finalistas empataram 12 partidas na decisão

publicidade

O prodígio norueguês Magnus Carlsen, tricampeão mundial, e o norte-americano Fabiano Caruana voltam a se enfrentar nesta quarta-feira para decidir o Campeonato Mundial de Xadrez, em Londres, após 12 empates consecutivos. Carlsen, 27 anos, é considerado o melhor jogador da história. Já Caruana, 26 anos, é o primeiro norte-americano a chegar a uma decisão de título mundial desde o grande mestre de xadrez Bobby Fischer, em 1972.

Carlsen se tornou, em 2010, com 19 anos, o mais jovem a assumir o topo do ranking mundial. Na Noruega, ele virou tema de livros e filmes e o xadrez se popularizou, entre adultos e crianças, por causa do seu sucesso internacional.

Nesta quarta, o campeonato será decidido no tie-break, formado por quatro jogos rápidos, em que cada jogador terá de fazer os seus movimentos em 25 minutos. Se o empate persistir, Carlsen e Caruana se enfrentarão em dois jogos de blitz (cinco minutos por jogador por partida, com três segundos adicionados após cada jogada). Caso não tenha um vencedor após esses dois jogos, eles terão mais duas partidas.

O regulamento prevê ainda um jogo do "Armageddon" em caso de novo empate. Por sorteio aleatório, um jogador ficaria com as peças brancas e teria cinco minutos para jogar. O outro ficaria com as peças pretas e apenas quatro minutos. Em caso de empate, o jogador que ficou com as peças negras – e desvantagem no tempo – é escolhido como campeão.

Carlsen é apontado como favorito por causa do seu ótimo desempenho em jogos rápidos. “Acho que tenho ótimas oportunidades”, disse após o 12º empate com Caruana. Na segunda-feira, foi Carlsen quem propôs o empate, após 31 lances, e Caruana aceitou.

Comentaristas e computadores de xadrez dão uma ligeira vantagem ao norueguês. A lenda do xadrez Garry Kasparov, no entanto, não está tão confiante em Carlsen. Para o russo ex-campeão do mundo, o norueguês teve vantagem na partida de segunda-feira, mas acabou empatando por ter perdido a coragem. “O desempate exige enorme ousadia e parece que ele está perdendo isso”, disse.

Os fãs esperam um dia longo no The College in Holborn, local de disputa do Campeonato Mundial. Talvez ninguém consiga ganhar a partida. Pelo menos haverá, finalmente, um campeão mundial.

Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 23 de abril

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura







Placar CP desta terça-feira, 23 de abril: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895