Esportes

Após Libertadores, Gre-Nal vale o semestre

Inter e Grêmio começam a decidir o título gaúcho no Beira-Rio neste domingo

Gre-Nal vale o semestre para Renato e Falcão
Gre-Nal vale o semestre para Renato e Falcão Foto : Montagem sobre fotos de Pedro Revillion e Fabiano do Amaral
O fim da Libertadores para Grêmio e Inter deu um novo sabor ao título gaúcho que começa a ser decidido neste domingo, às 16h, no estádio Beira-Rio. O triunfo nos clássicos surge como tábua de salvação para Renato Portaluppi e Paulo Roberto Falcão.

Ambos precisam aplacar os indícios de crise que rondam a dupla Gre-Nal a apenas duas semanas do início do Brasileirão. Conquistar o Gauchão e “mandar na própria terra”, como enfatizam as duas torcidas, faz parte do desterro ou da redenção.

ACOMPANHE O GRE-NAL MINUTO A MINUTO DOMINGO, ÀS 16h

O Inter precisa reverter a derrota para o Peñarol, que silenciou o Beira-Rio, tirou o Inter do caminho do tri e colocou em dúvida a qualidade do grupo de jogadores. “A derrota é momento. E pode vir no meio de duas vitórias. Não podemos fazer terra arrasada. Não dá para dizer que não tivemos bom desempenho na partida (contra o Peñarol). O problem é que houve cinco minutos de apagão, que não podem manchar o rendimento do time no jogo todo”, defende Falcão. É dele, um dos maiores ídolos da história do clube, a tarefa de reconstruir a autoestima do grupo. “Muita gente esquece, mas eu estou aqui há 22 dias. Entrei antes de ontem. Acho que o pessoal recuperou. Em quatro dias, dá para recuperar. Eles vão entrar em condições”, diz.

Renato, por seu lado, administra outro tipo de problemas. Ele e o seu Grêmio viajaram para o Chile sem tantas esperanças de classificação para a próxima fase da Libertadores. Devido aos desfalques, a segunda e definitiva derrota para a Universidad Católica foi encarada como natural. “Falei para os meus jogadores que a última impressão é a que fica. Eles sabem que podem mudar tudo nestes dois finais de semana. Basta conquistar o título”, continuou o treinador. Para o técnico, a Libertadores 2011 deve ser deixada na história, definitivamente. Caso contrário, atrapalhará mais: “Os dois times chegam iguais. Não tem essa de quem perdeu mais ou quem perdeu menos. Agora, é bola para a frente. Temos de pensar no presente e no futuro”.

Tinga no lugar de Guiñazu

O Colorado deve entrar em campo com Tinga no lugar do suspenso Guiñazu. O argentino Bollati, que ficou de fora da decisão da Taça Farroupilha por causa da expulsão contra o Juventude, disputará o seu primeiro clássico. A única dúvida de Falcão deve ser a entrada ou não de Rafael Sobis. Andrezinho e Oscar disputam a vaga no time com o atacante.

Reforços para Renato

Já o técnico Renato ganhou os retornos de Rochemback, Willian Magrão e Lúcio. Embora ainda tenha os desfalques de Victor, Gabriel, André Lima e Bruno Collaço, o treinador começa a ter opções para montar o time. E ele deve manter o mistério sobre quem entra em campo no domingo até momentos antes da bola começar a rolar no Beira-Rio.

Final - Gauchão 2011

Inter: Renan; Nei, Bolívar, Rodrigo e Kleber; Bolatti, Tinga, D''Alessandro e Andrezinho (Sobis); Oscar e Damião. Técnico: Paulo Roberto Falcão.

Grêmio: Marcelo Grohe; Mário Fernandes, Rafael Marques, Vilson e Gilson; Vilson, Fernando, Lúcio (Rochemback) e Douglas; Lins (Leandro) e Borges (Viçosa). Técnico: Renato Portaluppi.

Árbitro: Jean Pierre Lima.

Local:
estádio Beira-Rio.

Início: 16h.


Bookmark and Share