Arsenal e Tottenham venceram West Ham (2 a 0) e Leeds (2 a 1) respetivamente, e colocaram pressão sobre o Liverpool, que perdeu provisoriamente a liderança para os "Gunners" antes de enfrentar o Chelsea, também neste sábado (4). O time comandado pelo técnico Mikel Arteta assumiu a primeira posição com 16 pontos, um a mais que o Liverpool, que joga em Stamford Bridge. O Tottenham (3º, 14 pontos) completa o "pódio" após a vitória sobre o Leeds.
Os "Gunners" não precisaram usar seu talento para superar o West Ham, que está na zona de rebaixamento e se mostrou inofensivo e encurralado no Emirates Stadium. O penúltimo colocado na tabela do campeonato inglês sofreu primeiro o gol de Declan Rice, seu ex-capitão, que aproveitou um chute forte de Eberechi Eze, rebatido por Alphonse Areola aos 38 minutos.
O goleiro francês, salvo pela trave pouco antes do intervalo, foi novamente batido no segundo tempo (67"), por um pênalti cobrado pelo ponta-direita Bukayo Saka. "Dominamos e merecemos vencer", comemorou Arteta após a partida. "Chegar ao topo da tabela depois de alguns jogos importantes na última semana e algumas lesões... conseguimos reagir". A má notícia para o Arsenal foi a lesão no joelho esquerdo de seu capitão, Martin Odegaard, após meia hora de jogo.
O meio-campista norueguês se machucou em todas as três partidas em casa pelo campeonato inglês nesta temporada.
- Ex-Grêmio, atacante se torna o maior artilheiro da Liga da Malásia
- Morre Edu Manga, meia revelado no Palmeiras e com passagem na Seleção
Tottenham vence Leeds
Também neste sábado o Tottenham venceu em sua visita ao Leeds por 2 a 1, com o primeiro gol de Mohammed Kudus por seu novo clube, resultado que mantém o time londrino no pelotão do topo da tabela da Premier League. O atacante francês Mathys Tel abriu o placar para os visitantes aos 23 minutos e o ponta-esquerda suíço Noah Okafor empatou aos 34 em um primeiro tempo intenso do início ao fim.
Com a chuva torrencial e os ventos fortes da tempestade Amy que atingiu Elland Road no segundo tempo, os "Spurs" se manteviveram firme e marcaram o gol da vitória com um chute de Kudus, infligindo a primeira derrota em casa do Leeds na Premier League em mais de um ano. "Acho que a personalidade foi a base [para a vitória]", elogiou o técnico do Tottenham, Thomas Frank. "Chegar aqui e superar os momentos em que tudo não estava perfeito e manter o foco".
United respira
Também neste sábado, o Manchester United voltou a sorrir na Premier League. Os "Red Devils" venceram o Sunderland por 2 a 0 em Old Trafford, uma semana após a derrota por 2 a 1 para o Brentford ter aumentado a pressão sobre o técnico português Ruben Amorim. O United abriu o placar aos 8 minutos por meio de Mason Mount e ampliou com Benjamin Sesko (31"), que marcou seu segundo gol em duas partidas. O time administrou a vantagem no segundo tempo garantindo uma estreia tranquila para o goleiro belga Senne Lammens, que chegou nesta temporada vindo do Royal Antwerp e foi escalado por Amorim neste sábado, deixando Altay Bayindir no banco.
Esta terceira vitória em sete jogos da Premier League (além de um empate e três derrotas) coloca o Manchester United na oitava posição, antes dos demais jogos do fim de semana. Após a pausa da Data Fifa, Amorim e seus jogadores enfrentarão uma série difícil com jogos contra Liverpool, Brighton, Nottingham Forest e Tottenham. É apenas a segunda derrota no campeonato para o recém-promovido Sunderland, time sensação da Premier League que está em sexto lugar na classificação.-