Enquanto os mineiros seguem a perseguição ao líder Fluminense com 59 pontos, o Leão Rubro-Negro fica a oito pontos do Bahia, o último time livre da zona do rebaixamento. A equipe mineira retorna a campo pelo Brasileiro na próxima quarta-feira, contra o Santos, às 22h, na Vila Belmiro. No mesmo horário, um dia depois, o Sport recebe a Ponte Preta, na Ilha do Retiro.
A necessidade de "vencer ou morrer" empurrou os times para frente, mesmo que desorganizados na contenção. O Sport aproveitou melhor as brechas do meio de campo e comandou a partida nos primeiros 25 minutos de jogo. Hugo, sozinho na área, abriu o placar numa desatenção tremenda da defesa alvinegra. O placar ainda poderia ser maior para os pernambucanos se Giovanni não tivesse salvado o Galo momentos antes ou caso o visitante colocasse a bola no chão e não abdicasse totalmente do ataque.
O resultado inesperado e adverso deixou o Atlético e sobretudo o técnico Cuca inseguros. Aos 34 minutos, ele, facilmente influenciado pelos gritos de "raça" da plateia, colocou Neto Berola no lugar do vaiado Escudero. Na etapa derradeira, o Galo mudou o lado das principais jogadas de ataque. Bernard e Neto Berola apareceram pela esquerda, sempre lançados pelo esforçado Ronaldinho Gaúcho.
O Atlético atacava muito, mas quem assustava era o Sport. Com a marcação do adversário cada vez mais frouxa, Gilsinho entrou sozinho para sepultar o Galo, mas Giovanni fez outra defesa milagrosa. O time rubro-negro teve extrema facilidade para fazer o segundo, mas pagou muito caro pela incompetência do ataque. Com muita luta e pouco futebol o Galo, finalmente, chegou ao empate. Ronaldinho colocou na cabeça de Leonardo, que conseguiu furar o goleiro Magrão.
Ainda nervoso e com um a mais (Hugo foi expulso), o Alvinegro seguiu no abafa, até Leonardo fazer o segundo e decretar a vitória emocionante dos mineiros. No minuto final de partida, os jogadores do Sport protestaram um pênalti quando a bola acertou a mão do zagueiro do Atlético-MG. De frente para o lance, o árbitro mandou seguir e provocou a ira dos atletas. Foi necessária a intervenção da Polícia Militar para afastar os jogadores visitantes.