Atleta gaúcho conquista ouro na patinação artística nos jogos Pan-Americanos
capa

Atleta gaúcho conquista ouro na patinação artística nos jogos Pan-Americanos

Com a medalha, Marcel Stürmer alcança o tetracampeonato na competição

Por
Correio do Povo

Com a medalha, Marcel Stürmer alcança o tetracampeonato na competição

publicidade

Um atleta gaúcho conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americanos 2015 na noite deste domingo, em Toronto. O patinador Marcel Stürmer alcançou seu incrível objetivo de ser tetracampeão pan-americano — o primeiro atleta masculino da história do país a obter ouro em quatro edições consecutivas.

Marcel não deu chances para o americano John Curchfield e o colombiano Diego Duque. O atleta natural de Lajeado foi quase perfeito em sua apresentação final, realizada ao som de Beatles. No sábado, na eliminatória, ele apresentou uma coreografia baseada no filme Jogos Vorazes. Foi ovacionado pelo público canadense nos dois dias. Entre as mulheres, a gaúcha Talitha Haas conquistou medalha de prata na patinação artística. Ela competiu ao som de uma música espanhola e foi superada apenas pela argentina Giselle Soler.

O ouro de Marcel foi o quarto do Brasil no Pan de Toronto. As primeiras medalhas vieram com o judô. O primeiro ouro foi de Érika Miranda (52kg), sábado. Ela superou na final a canadense Ecaterina Guica, em 44 segundos de luta. “No Brasil, onde reina o futebol, quem manda é o judô”, brincou.

Em seguida, foi a vez de o primeiro atleta do Rio Grande do Sul tentar um ouro. Kitadai começou confirmando seu favoritismo ao passar pelo colombiano John Futtinico e pelo cubano Yandry Torres. Na decisão, enfrentou o equatoriano Lenin Preciado, 22º do ranking, e que este ano já havia perdido para os dois reservas do Brasil na categoria. “Fui surpreendido logo no início da luta”, lamentou Kitadai, após sofrer um ippon aos 26 segundos do embate. O primeiro dia teve uma medalha de cada cor, pois Nathália Brígida ganhou bronze na 48kg.

Mais duas medalhas saíram no fim da noite deste domingo. Charles Chibana foi campeão na categoria 66kg ao vencer na final o canadense Antoine Bouchard. Foi uma luta parelha, em que o atleta da casa marcou um yuko primeiro. O brasileiro pontuou em seguida, e o confronto seguiu empatado até que ele encaixou um ippon em um contra-ataque para garantir a vitória. Minutos depois, Rafaela Silva venceu a venezuelana Anriquelis Barrios na disputa de bronze da categoria 57 kg, com um wazari. Alex Pombo perdeu o bronze dos 73kg para o canadense Arthur Margelidon e foi o primeiro judoca brasileiro a não ganhar medalha.