Três atletas brasileiros chegaram nesta quinta-feira à Vila Olímpica para os Jogos de Inverno de Vancouver 2010, que serão disputados de 12 a 28 de fevereiro. Leandro Ribela e Jaqueline Mourão, do esqui cross country, e Isabel Clark, do snowboard, já estão no Canadá. Jhonatan Longhi e Maya Harrisson, do esqui alpino, chegam nos próximos dias 8 e 9, respectivamente. A informação é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Na última terça, o COB deu entrada na Vila para confirmar a inscrição da delegação e preparar os quartos e escritórios do Time Brasil, que ficará dividido nas duas Vilas Olímpicas. Isabel Clark ficará alojada na Vila de Vancouver, mais próxima de Cypress Mountain, local das competições de snowboard. Os demais atletas brasileiros ficarão na Vila de Whistler, onde se realizarão as competições de esqui alpino e cross country.
Jaqueline Mourão, a única atleta brasileira a se classificar para duas edições de Jogos Olímpicos de Verão (no mountain bike) e duas de Inverno, confessa a ansiedade. "Na reta final de preparação já apareceu aquele friozinho na barriga. Os primeiros dias na Vila são bastante agitados, pois temos que nos adaptar a uma nova rotina e nos informar sobre horários de treinamento, alimentação e transporte", disse Jaqueline, que competirá no dia 15, três dias após a Cerimônia de Abertura dos Jogos.
"A Abertura é o momento onde percebemos que todo o esforço e treinamento valeram a pena pela oportunidade única de entrar no estádio, sob os olhos do mundo inteiro, representando a nação brasileira", explica a atleta.
Leandro Ribela, por sua vez, se diz tranquilo às vésperas de sua primeira edição de Jogos Olímpicos. "Esperava estar mais nervoso. Agora estou contente. Treinei duro e me dediquei bastante nos últimos quatro anos em busca do índice olímpico, então estou muito feliz porque chegou a hora", disse Ribela, de 29 anos.
Atletas brasileiros chegam a Vancouver para os Jogos de Inverno
Competição começa no próximo dia 12