Esportes

Bahia perde para o Atlético-PR e fica muito próximo do rebaixamento

Baianos perderam por 2 a 1 e podem cair para a Série B ainda neste domingo, dependendo de resultados paralelos

O Bahia recebeu o Atlético-PR precisando desesperadamente de uma vitória para tentar respirar no campeonato. Diante de pouco mais de 15 mil torcedores, o Tricolor de Aço perdeu por 2 a 1 e pode ser rebaixado matematicamente, dependendo da combinação de resultados, ainda nesta rodada. Com a derrota, a equipe baiana estacionou nos 34 pontos e ocupa a 18ª colocação. O Furacão, já sem pretensões no torneio, pulou para a oitava posição e, agora, soma 50 pontos.

Bahia começou pressionando

Necessitando de um bom resultado, o Tricolor baiano se lançou ao ataque. Logo no primeiro minuto, após boa arrancada e passe de Guilherme Santos, Henrique bateu de fora, com perigo. Até os dez minutos, o Bahia havia finalizado duas vezes contra nenhuma do Atlético-PR, que se via acuado pelo ímpeto baiano. Os comandados de Charles Fabian apertavam a marcação no meio de campo, dificultando a saída de bola do Furacão.

A partir dos 20, o Rubro-Negro paranaense conseguir se desvencilhar da forte marcação e conectar bons contra ataques. A mudança de postura logo surtiu efeito. Aos 25, Marcos Guilherme foi lançado e, cara a cara com Lomba, bateu no canto. Porém, a bola saiu caprichosamente à esquerda da meta do Tricolor. Aos 42, Bady deu lindo passe e colocou Dellatorre em ótima condição, mas Marcelo Lomba foi mais rápido e fez o corte. No fim da primeira etapa, Galhardo recebeu cruzamento esviou para o gol. Weverton, milagroso, evitou que o Tricolor tirasse o zero do placar.

O Bahia retornou à segunda etapa da mesma forma como começou a primeira: pressionando o Furacão. Utilizando o meia Galhardo, muito participativo, como válvula de escape para o ataque, o Tricolor de Aço exerceu grande pressão, mas começou a abrir espaços em sua retaguarda. Em um destes espaços, aos 11, Marcelo arrancou e chutou para linda defesa de Marcelo Lomba. Era só o prenúncio do que estava por vir. Aos 16, após cruzamento da esquerda, Lomba falhou e o zagueiro Wilian Rocha completou para o gol de cabeça.

Após o gol, o Esquadrão de Aço foi para cima e assustou em jogadas aéreas. Entretanto, em mais um dos espaços dados pelo Bahia, Bady chutou colocado, no canto, e venceu, mais uma vez Marcelo Lomba. Quanto a partida tendia a se tornar monótona, Willian Barbio arrancou, cruzou e Henrique, dentro da pequena área, completou para o gol, dando esperanças ao Tricolor. A partir daí, o Bahia buscou incessantemente o gol e chegou a assustar Weverton. Porém, o Rubro-Negro administrou os últimos minutos da partida e assegurou a vitória que aumentou vertiginosamente os riscos de queda do Bahia.