Barcelona vence Porto e volta às oitavas da Liga dos Campeões após série de quedas na 1ª fase

Barcelona vence Porto e volta às oitavas da Liga dos Campeões após série de quedas na 1ª fase

Catalães não ficavam entre os 16 melhores da Europa desde 2021

AE

publicidade

Após ser eliminado na fase de grupos das duas últimas edições, o Barcelona está de volta às oitavas de final da Liga dos Campeões. A classificação veio na penúltima rodada, nesta terça-feira, com uma vitória por 2 a 1 sobre o Porto, no Camp Nou, onde os portugueses da agremiação catalã, João Cancelo e João Félix, marcaram os gols responsáveis pela derrota do time lusitano, que começou ganhando ao balançar a rede com o brasileiro Pepê - presente na última convocação da seleção brasileira -, mas cedeu a virada

A equipe comandada por Xavi Hernández fica na liderança do Grupo H, com 12 pontos, três acima do Porto, vice-líder, com nove. A segunda vaga do grupo será decidida na última rodada, em duelo entre os portistas e o Shakhtar Donetsk, que venceu o Real Antuérpia nesta terça e também tem nove pontos, em terceiro lugar.

O Barcelona entrou em campo tentando superar um momento de instabilidade, após duas derrotas, um empate e três vitórias nos últimos cinco jogos. A oscilação começou depois da derrota por 2 a 1 no clássico com o Real Madrid, há um mês, dia 28 de outubro, quando o time barcelonista viu cair sua invencibilidade na temporada. O técnico Xavi admitiu, antes da partida, que era preciso melhorar e, ao longo do duelo desta terça, viu sinais de evolução.

A equipe catalã fez um primeiro tempo de altos e baixos. Mostrou lentidão na articulação da maioria das jogadas ofensivas, mas conseguiu superar tal limitação em alguns momentos. Do outro lado, o Porão, ao menos na primeira metade, jogava em rotação mais alta e mereceu abrir o placar aos 29 minutos, com um chute forte do brasileiro Pepê. O empate saiu dois minutos depois, quando o português João Cancelo tirou de João Mario e colocou a bola na rede.

A virada quase veio na sequência, em uma ótima jogada de Raphinha concluída com chute de João Félix, outro português do Barcelona, para cima do gol. As emoções continuaram e cada time teve uma ótima chance até o árbitro apitar o intervalo. Os portugueses barcelonistas estavam muito interessados em derrotar o time de seus compatriotas, como mostrou Félix ao acertar o travessão no primeiro minuto do segundo tempo e, mais tarde, aos 11, batendo colocado para marcar o gol da virada.

O 2 a 1 marcado no placar quase foi alterado mais de uma vez, já que a partida ficou muito aberta, com o Barcelona buscando matar e o Porto dedicado na busca pelo empate. O time português teve seus momentos de pressão, mas parou em boas defesas de Peña. Já o lado espanhol ficou perto de colocar um ponto final quando Raphinha bateu de voleio e parou em grande defesa de Diogo Costa. Coube aos barcelonistas segurar a pressão portista nos minutos finais e sair de campo com a vaga nas oitavas de final.

O Grupo E da Liga dos Campeões chegará à rodada final apenas com a liderança em disputa, já que as vagas foram definidas nesta terça. O Atlético de Madrid venceu o Feyenoord por 3 a 1, em jogo com dois gols contra dos adversários, e assumiu o primeiro lugar, com 11 pontos. No último jogo da fase de grupos, fará um duelo direto com a Lazio, que fez 2 a 0 no Celtic e chegou ao 10ª ponto. Como o Feyenoord, terceiro, tem seis, a classificação às oitavas ficou nas mãos dos italianos e espanhóis.


Mais Lidas

Confira a programação de esportes na TV desta terça-feira, 27 de fevereiro

Opções incluem eventos de futebol e outras modalidades esportivas em canais abertos e por assinatura



Placar CP desta terça-feira, 27 de fevereiro: confira jogos e resultados das principais competições de futebol

Acompanhe a atualização das competições estaduais, regionais, nacionais, continentais e internacionais

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895