O basquete feminino do Brasil começou com vitória a difícil luta de conseguir um lugar no Mundial de 2026, que será disputado na Alemanha. Nesta segunda-feira, as brasileiras venceram as filipinas em um jogo apertado por 77 a 74, válido pela primeira rodada do Qualificatório Pré-Mundial, que é disputado em Ruanda, na África. No total, são 16 seleções brigando por uma vaga em outra competição que, essa sim, dará uma vaga na competição principal, daqui dois anos.
No jogo de hoje, o destaque foi Letícia Josefino, cestinha com 15 pontos e cinco rebotes na partida. Agora, a seleção volta à quadra nesta terça-feira para enfrentar Senegal, que também começou com vitória ao bater a Hungria por 63 a 61. A partida será transmitida ao vivo pelo canal da Federação Internacional de Basquete (Fiba) no YouTube.
"Estou feliz com a nossa estreia, foi meu primeiro jogo como treinadora da Seleção adulta. A equipe de Filipinas fez um grande jogo, quero parabenizá-las, nos fizeram sofrer bastante. Mas o que importava hoje era a vitória e nós conseguimos cumprir nosso objetivo. Primeiro jogo, havia nervosismo, mas saímos na frente”, celebra a técnica do Brasil, Bruna Rodrigues.
Depois de Senegal, o Brasil ainda pela frente a seleção húngara, já que todas estão no Grupo C da competição. Avançam de fase as duas melhores equipes, que terão como adversárias as duas primeiras do Grupo D, que conta com Ruanda, Argentina, Grã-Bretanha e Lituânia. Quem não se classificar via pré-Qualificatório ainda tem chances de ir ao Mundial, por meio das Copas Continentais, que acontecem no ano que vem.