Esportes

Bicampeão olímpico, Chris Paul anuncia aposentadoria da NBA

Armador encerra uma carreira de 21 anos, marcada por títulos e recordes na liga americana

O fim de semana festivo do All-Star Games na NBA começa com uma notícia triste para os amantes do basquete. Segundo maior em assistências e roubos de bola e eternizado entre os 75 maiores da NBA, o armador Chris Paul anuncia sua aposentadoria aos 40 anos, 21 deles dedicados à modalidade.

O jogador decide findar a carreira após ser dispensado pelo Los Angeles Clippers ainda em dezembro. Mesmo acertado com o Toronto Raptors, ele jamais jogou na equipe.

O anúncio de Chris Paul

Bicampeão olímpico em Pequim-2008 e Londres-2012, e considerado um dos maiores armadores de todos os tempos, Chris Paul faz o anúncio do adeus às quadras em publicação no Instagram.

“É isso aí! Depois de mais de 21 anos, estou me despedindo do basquete. Enquanto escrevo isso, é difícil saber o que sentir, mas, pela primeira vez - e a maioria das pessoas ficaria surpresa -, eu não tenho a resposta, rs! Mas, acima de tudo, estou transbordando de alegria e gratidão! Embora este capítulo como jogador da NBA tenha chegado ao fim, o basquete estará para sempre gravado no meu DNA”, escreveu.

Carreira e feitos do armador

Chris Paul esteve selecionado por 12 vezes ao All-Star Games e defendeu as cores de New Orleans Hornets, onde começou em 2005. Ele também atuou pelo Los Angeles Clippers em duas passagens, Houston Rockets, Oklahoma City Thunder, Golden State Warriors e San Antonio Spurs.

Paul defenderia o Toronto Raptors, mas acabou nem estreando. Além de sua carreira nas quadras, ele exerceu o papel de presidente da Associação Nacional de Jogadores de Basquete.

Homenagens e os últimos acenos

A Comissão da NBA, através de Adam Silver, faz um post de agradecimento ao astro. “Após 21 temporadas memoráveis, Chris Paul se aposenta como um dos maiores armadores da história da NBA e um verdadeiro guardião do nosso esporte”, afirma o dirigente em comunicado.

Silver complementa: “Desde o momento em que entrou na liga, Chris se destacou por sua inteligência na criação de jogadas, competitividade de elite e ética de trabalho intensa. Ele também dedicou muito tempo e energia ao seu papel como presidente da Associação de Jogadores, oferecendo perspectivas ponderadas e fundamentadas para fortalecer nosso esporte e nosso negócio.”

Natural de Winston-Salem, ele foi a quarta escolha geral pelo New Orleans Hornets no draft de 2005. Ao longo da carreira, foi selecionado sete vezes para o NBA All-Defensive First Team e seu nome está no Hall da Fama.

O agora ex-armador já acenava com o adeus desde novembro, quando publica em suas redes sociais um vídeo mostrando os melhores momentos de sua carreira profissional. O vídeo trazia cenas da infância, passando pelo ensino médio, sua trajetória na Universidade Wake Forest e a entrada na liga.

Veja Também